Entre os dias 12 e 16 de maio de 2008 o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, recebeu a visita de vários estudantes das escolas da rede municipal de ensino do município de Atalanta (SC). Cerca de 280 crianças e jovens que cursam desde o jardim até a 8ª série do ensino fundamental participaram de diversas atividades e palestras.

As atividades foram monitoradas pelos funcionários da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), Jaqueline Pesenti e Edinho Pedro Schäffer, que através de jogos, dinâmicas, danças e contos transmitiram aos estudantes a importância das pessoas terem o contato com a natureza e ajudar a preservá-la.

{%VIDEO%}

Os alunos também visitaram o museu histórico e percorreram a trilha principal do parque, recebendo informações sobre a fauna e flora local e a formação rochosa existente ao longo do percurso.

Assim que chegavam ao parque as turmas eram dividias em “tribos” onde ganhavam a tarefa de serem os defensores da natureza. Cada “tribo” formava seu nome, seu grito de guerra e elencavam as futuras ações a serem desenvolvidas para manter o meio ambiente preservado, limpo e cheio de vida.

A educação ambiental é a principal atividade desenvolvida pelo Parque Mata Atlântica. É necessário sensibilizar e educar as futuras gerações para que os mesmos possuam conhecimento de como utilizar os recursos naturais de forma sustentável, garantindo assim que outras gerações possam sobreviver no planeta terra.

A visita desses estudantes reforça a importância da participação da comunidade local no desenvolvimento das atividades do parque e a responsabilidade que cada um de nós tem em manter um ambiente saudável.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest