Fatma aprova plano de manejo do Parque Estadual das Araucárias

30 nov, 2016 | Notícias

É com grande satisfação que a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) informa que o Plano de Manejo Fase II do Parque Estadual das Araucárias (PAEAR) foi aprovado pela Portaria Fatma nº 258 de 30 de setembro de 2016, publicada no Diário Oficial de Santa Catarina no dia 07 de outubro de 2016.

O processo de revisão deste plano foi realizado no período de abril de 2013 a dezembro de 2015, no âmbito do projeto “Planejamento e Capacitação em UCs”, coordenado pela Apremavi e financiado pelo Tropical Forest Conservation Act (TFCA), por meio do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO).

As ações contaram com a anuência e parceria da Fundação do Meio Ambiente (Fatma); e parceria do Grupo de Apoio à Gestão do Parque Estadual das Araucárias (Grimpeiro), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), além de instituições e comunidades do Conselho Consultivo do Parque.

Foram diversas reuniões e oficinas de planejamento, sensibilização e mobilização, envolvendo representantes da Fatma, das comunidades locais, representantes do Conselho Consultivo, do Grimpeiro e pesquisadores que estudaram o Parque e sua biodiversidade.

Momento da Oficina de Planejamento Participativo com lideranças comunitárias e representantes do Conselho do Parque. Foto: Eloisa Donna.

A Apremavi agradece a todas as pessoas que participaram e contribuíram com o processo de revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual das Araucárias, especialmente aos financiadores do projeto, as instituições parceiras, os moradores das comunidades vizinhas, pesquisadores e participantes das oficinas e reuniões comunitárias, os quais não mediram esforços para tornar realidade este Plano de Manejo. Desejamos sucesso ao Parque, na expectativa de vê-lo se tornar referência na gestão e implementação de Unidades de Conservação.

Acesse aqui o Plano de Manejo Fase II do Parque Estadual das Araucárias e a portaria que o aprovou.

O Parque

O Parque Estadual das Araucárias é uma Unidade de Conservação Estadual de proteção integral, que foi criada em maio de 2003 pelo Governo do Estado de Santa Catarina, nos municípios de São Domingos e Galvão, Oeste de Santa Catarina. Com 612,5 hectares, a Unidade tem como objetivo proteger e conservar uma amostra representativa de Floresta com Araucárias, e possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

A Fundação de Meio Ambiente (FATMA) é responsável pela gestão do Parque, mas esta gestão está sendo realizada de maneira compartilhada com o Grupo de Apoio à Gestão do Parque Estadual das Araucárias (Grimpeiro), ONG local que existe há cinco anos e que desde janeiro de 2016 tem contrato firmado com a Fatma para atuar na gestão do Uso Público do Parque.

A visitação

O Parque Estadual das Araucárias está aberto à visitação pública de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. Contato com a equipe do Grimpeiro pelo telefone: (49) 99132-4969.

Pin It on Pinterest