A preservação ambiental esteve em destaque no mês de setembro, mês em que se comemora o dia da árvore e a semana da primavera. A Apremavi aproveitou este mês tão significativo e realizou várias ações de plantio de mudas por toda região. Além de atividades que tiveram como objetivo despertar a consciência ambiental.
Durante o mês de setembro foram retiradas do Viveiro Jardim das Florestas em Atalanta, cerca de 120 mil mudas de árvores nativas. Só através do programa Matas Legais que é fruto da parceria entre a Apremavi e a Klabin, 36.000 mudas foram distribuídas com o apoio das prefeituras de Otacílio Costa, Palmeira, Correia Pinto, Ponte Alta do Norte e São Cristóvão. O programa Matas Legais que completou um ano em abril de 2006, oferece também aos proprietários toda a orientação para o plantio e o planejamento das propriedades de forma a se tornarem legais.
Outra parceira da Apremavi é o Supermercado Archer do município de Brusque. Este é o Oitavo ano que a empresa auxilia no processo de conscientização sobre a importância de se preservar o meio ambiente Em comemoração ao dia da árvore de 2006, o supermercado adquiriu 26.000 mudas nativas para doar aos seus funcionários e clientes.
Também em comemoração ao dia da árvore, o setor de Gestão de Qualidade e Meio Ambiente da empresa Metalúrgica Riosulense, realizou no dia 23 de setembro, o 5º plantio de mudas nativas, em área da empresa. O plantio foi realizado com o auxílio de integrantes da diretoria e de funcionários da empresa. Integrantes da Apremavi também participaram do plantio. Preocupada com o meio ambiente, a empresa vem sensibilizando seus colaboradores da importância da preservação ambiental. Foram utilizadas 130 espécies diferentes da Mata Atlântica.
No mês de setembro a Apremavi também totalizou 30.000 mil mudas plantadas através do projeto Planejando Propriedades e Paisagens, que tem o apoio da Fundação O Boticário de Proteção da Natureza e da Fundação Interamericana. O projeto visa desenvolver e implantar modelos de propriedades e paisagens, aliando a conservação da Mata Atlântica e melhoria da qualidade de vida, com a geração de renda. Uma das atividades especiais realizadas foi na comunidade de Ribeirão Matilde, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental da comunidade. Foram dois plantios, o primeiro de caráter paisagístico, e o segundo com fins de recuperação de mata ciliar.
No mesmo momento estava acontecendo na escola um mutirão para limpeza e organização do pátio da escola, incluindo ações como pintura de algumas dependências da escola e poda de condução em algumas árvores do bosque que já existe no local. A escola é uma das mais atuantes no município, porque além da preocupação com a recuperação de áreas, também realiza a coleta seletiva de lixo da comunidade a cada 15 dias.
Além dos projetos já citados, o outro destaque do mês de setembro foi o projeto Piava, uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí e que apóia a recuperação de matas ciliares na bacia. Neste mês foram mais de 15.000 mudas plantadas.
Setembro sempre é um mês marcante e acreditamos que este ano ele superou as expectativas. Temos certeza de que isso é só o começo e que inúmeras ações em prol da natureza ainda estejam por vir. Com um pouco de boa vontade podemos operar verdadeiros milagres, transformando novamente o meio ambiente naquilo que ele já foi um dia, para o bem das presentes e futuras gerações.