Força e esperança para começar 2022
Iniciamos um novo ano de trabalho na Apremavi com esperança e força. Esperança em participar da construção de um ciclo repleto de flores e conquistas, que nossas mudas nativas e missão encontrem ainda mais áreas para germinar e crescer.
A força servirá para manter o ativismo diuturno, sobretudo para a proteção da legislação ambiental. Seguiremos vigilantes e presentes, participando do debate, fornecendo informações precisas, baseadas na ciência, defendendo a participação da sociedade civil nos debates.
Nosso compromisso em propor soluções sustentáveis e ajudar na restauração e conservação de todas as formas de vida se renova com a chegada do novo ano. Contamos com a sua ajuda para que 2022 seja marcado pela conservação dos ecossistemas, pela proteção da biodiversidade, pelo combate aos retrocessos, fakenews e negacionismo e por ações concretas em prol do futuro.

Centro Ambiental Jardim das Florestas, Atalanta (SC). A sede da Apremavi é um dos sonhos que transformaram-se em conquistas graças à união e parcerias de sucesso. Foto: Wigold B. Schaffer.
35 anos de atuação
No próximo dia 09 de julho a Apremavi completará 35 anos de fundação. A inovação, constante ao longo desses anos, e a responsabilidade ao superar os muitos desafios que surgiram ao longo do tempo também oportunizaram os espaços ocupados no presente: em iniciativas de impacto em prol da restauração e conservação da Mata Atlântica, em grandes eventos e discussões sobre o futuro do planeta e no coração de milhares de parceiros, que ajudam a sonhar e fazer a diferença. Por outro lado, o propósito que reuniu os fundadores da Apremavi há 35 anos não se modificou, mas foi fortalecido e ampliado, em parte porque os desafios superados mostraram que a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida era, além de importante para a defesa das florestas do Alto Vale do Itajaí (SC), essencial para a preservação da vida humana.
O desenvolvimento das mudas nativas no VIveiro Jardim das Florestas ilustra essa história, que continua sendo escrita a cada ação ativista. Confiamos em nossas raízes, originadas na semente de 1987, e estamos crescendo, um processo contínuo de superação dos ventos desafiadores e produção de novas sementes de esperança; como uma das milhões de árvores que plantamos ao longo desse tempo.
Durante este ano serão lançados conteúdos, projetos e oportunidades para que o aniversário da Apremavi seja celebrado. Acompanhe as mídias da Apremavi para participar destes momentos e ajudar a construir os próximos 35 anos!

Logomarca comemorativa aos 35 anos de fundação da Apremavi.
Autor: Vitor L. Zanelatto.
Revisão: Carolina Schäffer.
Planto mudas nativas há alguns anos. É um trabalho individual, particular. Não cobro nada de ninguém. Amigos parceiros colaboram na distribuição. Hipoteticamente penso que, se cada brasileiro plantasse apenas uma árvore durante toda sua vida, seriam mais de duzentos milhões de árvores. Imagino que se fosse uma vez por ano, não teríamos problemas de desmatamentos. De qualquer forma, faço meu dever: planto e distribuo mudas de araucária, ipês, aroeiras… Temos milhões de sementes de ipês que serão lançadas por um ultra leve. Congratulações e muito obrigada por seu trabalho. Contem comigo.
Obrigado Maria!
Que 2022 reserve muitos plantios de novas florestas!
Abraço! Equipe Apremavi.