Gestores de parques catarinenses visitam Apremavi

1 set, 2022 | Centro Ambiental Jardim das Florestas, Institucional, Notícias, Viveiro Jardim das Florestas

Nos dias 24 e 25 de agosto gestores de Unidades de Conservação (UCs) Estaduais de Santa Catarina vinculados ao Instituto de Meio Ambiente (IMA) do Estado estiveram na Apremavi para uma visita técnica no Viveiro Jardim das Florestas e na Trilha da Restauração. Além das instalações da Apremavi, o grupo visitou a RPPN Serra do Pitoco e o PNM Mata Atlântica.

O propósito da visita foi trocar experiências com a equipe técnica da Apremavi sobre o processo de produção de mudas, os cuidados com um viveiro de espécies nativas e as etapas para construção de um viveiro. “Muitos parques e reservas aqui no estado tem uma demanda alta de mudas nativas para atender os projetos de restauração de áreas degradadas que ficam dentro das UCs; nossa ideia é criar viveiros próprios e também fomentar uma rede de viveiristas para suprir com esse passivo”, comenta Marcos Maes, gestor da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás localizada em Doutor Pedrinho e Benedito Novo.

Além do interesse no trabalho dos viveiristas, também foram trocadas informações sobre os processos de coleta de sementes, os desafios do processo de restauração, sobre as diferentes metodologias de restauração que a Apremavi vem aplicando nos seus projetos, sobre o desafio do controle de espécies invasoras, bem como sobre maneiras de fortalecer os programas de visitação e educação ambiental desenvolvidos no âmbito das unidades.

Para o Gerente de Áreas Naturais Protegidas do IMA, Aurélio José de Aguiar, que já teve a oportunidade de visitar todas as UCs do estado, há coisas que precisam ser sentidas e vivenciadas; “O laboratório vivo da Apremavi é uma dessas coisas, todos que vem aqui saem com a absoluta certeza de que é possível fazer restauração na prática”, comenta Aurélio.

Gestores na Trilha da Restauração. Foto: Miriam Prochnow. 

Os gestores estão à frente das dez Unidades de Conservação Estaduais de Santa Catarina: o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, o Parque Estadual da Serra Furada, o Parque Estadual do Rio Canoas, o Parque Estadual do Rio Vermelho, o Parque Estadual Fritz Plaumann, o Parque Estadual das Araucárias, o Parque Estadual Acaraí a Reserva Biológica Estadual do Sassafrás, a Reserva Biológica do Aguaí, e a Reserva Biológica da Canela Preta.

O próximo passo é a formalização de uma parceria concreta entre a Apremavi e o IMA. “Para nós da Apremavi essa visita é um momento bastante oportuno para retomarmos o trabalho conjunto em prol da conservação dos ecossistemas naturais de Santa Catarina“, comenta Carolina Schäffer, vice-presidente da instituição. Ideia que é corroborada pelo Diretor de Biodiversidade e Florestas, Rogerio Rodrigues, que menciona a necessidade de uma parceria direta entre o IMA e a Apremavi: “precisamos de trabalho em conjunto, visão estratégica de futuro e de ações de longo prazo”.

Registros das visitas em diferentes espaços da Apremavi. Fotos: Miriam Prochnow. 

Autora: Carolina Schäffer
Revisão: Miriam Prochnow.

Pin It on Pinterest