Guabiroba, um gostinho inconfundível
A guabiroba (Campomanesia xanthocarpa) também conhecida como gabiroba é uma planta da família das Myrtaceae. É uma espécie nativa, mas não endêmica de nosso país, que ocorre na Mata Atlântica e no Cerrado. É uma árvore mediana, varia de 10 a 20 m de altura, dotada de copa alongada e densa. Tronco ereto e com caneluras de 30 a 50 cm de diâmetro com casca fissurada e de cor marrom. Folhas simples, opostas, membranáceas, frequentemente assimétricas, brilhantes, com nervuras impressas na face superior e salientes na inferior.
A planta é pouco exigente de cuidados, crescimento rápido a médio, resistente ao frio, abundante nas partes úmidas das matas, produzindo anualmente grande quantidade de frutos e sementes. Ao se extrair as sementes do fruto, as mesmas devem ser semeadas logo, uma vez que perdem rapidamente a capacidade de germinar. Curiosamente um quilo de sementes contêm aproximadamente 13.000 unidades.
A guabiroba é rica em proteínas, carboidratos, niacina, sais minerais, vitaminas do complexo B. Além do consumo in natura, a gabiroba pode ser aproveitada na forma de sucos, doces, sorvetes, pudins e ainda servir de matéria-prima para saborosos licores. Frutifica de dezembro a maio.
Segundo informações populares, tem boas qualidades medicinais especialmente para tratamentos gastrointestinais, como a diarreia. As folhas da gabiroba em infusão podem ser usadas como um relaxante muscular através de banhos de imersão, e assim aliviar dores. Importante ressaltar que para o uso de medicamentos fitoterápicos a orientação médica é imprescindível.
Os frutos da gabiroba servem de alimento para grande número de pássaros, pequenos mamíferos, peixes e até répteis, como o lagarto-teiú (Tupinambis teguixin), que juntamente com o muriqui (Brachyteles arachnoides), representam os dois principais agentes dispersores de suas sementes. Esse aspecto a torna uma espécie chave nos plantios de restauração da Mata Atlântica, especialmente para áreas de matas ciliares.
A madeira é moderadamente pesada, dura, resistente, textura média e de boa durabilidade natural. É empregada para tabuado em geral, para confecção de instrumentos musicais e cabos de ferramentas.
O nome guabiroba é de origem Tupi e segundo estudiosos, quer dizer árvore de casca amarga”, importante elemento de reconhecimento da espécie, aliás, a casca do tronco da gabirobeira, como a da maioria das Mirtáceas, vai se desprendendo em lascas e deixando grandes manchas mais claras por toda a sua extensão, o que lhe confere um bonito aspecto.
A gabirobeira é ainda utilizada na arborização em geral, graças a sua bela conformação ornamental, principalmente na primavera, quando sua copa se enche de pequenas flores brancas, dando um agradável e relaxante sensação de limpeza e claridade ao ambiente. A espécie é indicada para reflorestamentos em áreas degradadas, matas ciliares e é amplamente cultivada nos pomares domésticos.

Muda de guabiroba. Foto: Acervo Apremavi.
Guabiroba
Nome científico: Campomanesia xanthocarpa
Família: Myrtaceae
Utilização: empregada para tabuado em geral, para confecção de instrumentos musicais e cabos de ferramentas. Seus frutos são comestíveis, servindo de alimento para vários animais.
Coleta de sementes: os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, durante os meses de novembro a janeiro.
Fruto: Amarelo, arredondado, de aproximadamente 2 cm, contendo até 4 sementes.
Flor: branca.
Crescimento da muda: médio.
Germinação: normal de 15 a 30 dias e geralmente a taxa de germinação é alta.
Plantio: Mata ciliar, áreas abertas ou sub-bosques, pomares domésticos e arborização urbana.
Autoras: Daiana Tânia Barth e Miriam Prochnow.
Fontes Consultadas:
LORENZI, H. Eugenia uniflora L. In: LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Volume 1. Nova Odessa: Plantarum, 1992. p. 257.
PROCHNOW. M. No Jardim das Florestas. Rio do Sul: Apremavi, 2007.
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/guabiroba.html#.UVs1U6KG1vA disponível em 15/05/2013 às 17h38.
http://nossasarvores.greennation.com.br/content/tree_specie/6 disponível em 02/04/2013 às 17h52.
http://frutasefloresexoticas.blogspot.com.br/2008/05/guabiroba.html disponível em 02/04/2013 às 17h56.
http://www.colecionandofrutas.org/campomanesiaxantoc.htm disponível em 03/04/2013 às 08h40.
PRESADO VENDEDOR, PODERIA ME INFORMAR COM QUANTO TEMPO , A PARTIR DA TUA MUDA, ELAS VÃO FLORIR? GRATO, ANTONIO AUGUSTO.
Prezado Antônio Augusto. A guabiroba-lisa demora entre 12 a 15 anos para dar os primeiros frutos. Já a guabiroba-crespa, demora menos, algo em torno de 5 a 6 anos. Grata por sua pergunta! Equipe Apremavi.
Esta frutinha é deliciosa. Na calçada do meu vizinho tem 3 pés dessa fruta. Quando floresce o perfume é indescritível. Bênção de Deus
Maravilha da natureza.
Elas são auto polinizadas ? Ou precisa ter outras ao redor ?
Olá João!
De acordo Gottsberger (1988), as espécies do gênero Campomanesia são auto-incompatíveis. Entretanto, apresentam eficácia reprodutiva elevada, garantida pela alta eficiência dos polinizadores, tendo atualmente na espécie exótica Apis mellifera, seu principal polinizador.
Abraços,
Equipe Apremavi
ola favor informar se tem mudas ai para vender já adultas quero comprar já produzindo.
Olá
A Apremavi tem mudas de Guabiroba de dois tamanhos:
– mudas médias (saquinho com 10×16 ou 11x27cm) – altura média de 30 a 50 cm;
– mudas grandes (sacão com 20x26cm) – altura média de 80 a 150 cm;
Para adquirir as mudas, entre em contato com a Equipe do Viveiro:
Tel.: +55 (47) 3535-0119
WhatsApp: +55 (47) 98855-7323
E-mail: viveiro@apremavi.org.br
Atenciosamente,
Equipe Apremavi
Minha gabiroba de 1m perdeu todas as folha agora no mês de agosto. É normal? Tivemos um período de seca mas as manhãs foram úmidas.
Oi, Luiz. Infelizmente, é difícil dizer a causa exata da perda das folhas sem acompanhar a árvore de perto. Espero que ela volte à sua forma e dê logo muotos frutos. Abraços, Equipe Apremavi.
Olá, moro em Rondônia e tenho um pé de gabiroba que trouxe a muda do sul. Só que ele nunca deu flores e nem frutos. Já está com uns 10 anos ou mais.
O que fazer?
Oi Silvana, por conta da árvore não estar no seu ambiente natural, a Mata Atlântica, acreditamos que os processos de floração e frutificação podem estar alterados. Acompanhe a árvore por mais algum tempo 😉 Abraços, Equipe Apremavi.
Gostaria de ter umas mudas
Olá Artur, como vai? Para informações sobre disponibilidade e preço das mudas de guabiroba e outras espécies pedimos que entre e contato com a nossa equipe do Viveiro Jardim das Florestas pelo telefone (47) 3535-0119, pelo WhatsApp (47) 98855-7323 (somente mensagens) ou pelo email viveiro@apremavi.org.br. Atenciosamente, Equipe Apremavi.
Qual o porte da árvore Guabiroba?
Oi Maria, os arbustos chegam a 5 metros, as árvores podem atingir até 15 metros. Equipe Apremavi.
Eu gostaria de obter uma muda
Olá, Welma. O nosso Viveiro de Mudas Nativas fica em Atalanta – SC, venha nos fazer uma visita! Abraços, Equipe Apremavi.
Sou do Rio Grande do sul capital e plantei 2 mudas de guabirova já a uns10 ou 12 anos nim quintal pequeno que tenho uma desenvolveu bastante e tem a casca crespa e escura a outra desenvolveu muito pouco e tem a casca lisa esbranquizada e amarelada. A de tronco crespo já produziu duas vezes mas muito poco e os frutos não desenvolveram ficaram muito pequenos existe uma qualidade de frutos muito pequenos tamanho de uma ervilha pra menor e muito pouco o outro pé não esta se desenvolvendo tenho espetança que este mais pegueno me de os frutos que tanto espero andei podando o outro pe para que este se desenvolvese melhor pois o outro acabou meio sufocandoo sra que vai adiantar e os pes ficam muito proximos de minha casa não terei problemas futuros com suas raizes devo podar este pe que estascrescendo muito e qual a é poca de poda obrigado
Boa tarde. Tenho uma arvore de Guabiroba linda. E gostaria de saber quantos anos ela se manterá assim
Olá Marcelo. A guabiroba é uma espécie secundária que pode atingir mais de 100 anos.
Existem várias tipos de guabirobas, as mais comuns são a guabiroba-lisa, a guabiroba-crespa, a guabiroba do campo e a guabirobinha.
A guabiroba-lisa é a mais comum e também é a que atinge o maior porte entre a espécie. Grata. Equipe Apremavi.
Olá, gente. Gostaria de comprar folhas de guabiroba para tratamento de minha filha com fitoenergética. Se souberem onde posso comprar, por favor, enviem as informações para meu email:eusoujuarez.jr@gmail.com. Desde já agradecido.