Paineira-rosa, uma beleza singular
A Paineira-rosa, como é conhecida, ocorre naturalmente nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
Ela chega a medir até 20 metros de altura, tem o tronco cinzento-esverdeado com estrias. O tronco das paineiras tem boa capacidade de sintetizar clorofila, isto auxilia o crescimento mesmo quando a árvore está despida de folhas.
As folhas caem na época da floração. São grandes, com cinco pétalas rosadas com pintas vermelhas e bordas brancas. Há uma variedade menos comum, com flores brancas.
Os frutos são cápsulas verdes, e quando maduras arrebentam expondo as sementes envoltas em fibras finas e brancas que auxiliam na flutuação.
A partir dos vinte anos de idade aproximadamente, os espinhos costumam começar a cair na parte baixa do caule, e, gradualmente, também caem das partes mais altas. Diz-se no Brasil que isto permite à árvore receber ninhos de pássaros, o que seria impossível de acontecer quando ela está com espinhos longos e pontiagudos, assim, flores e frutos já não estão presentes, a árvore continua dando sua contribuição hospedando os passarinhos.
A madeira da paineira-rosa é bastante leve, mole e pouco resistente, além de não ter boa durabilidade. Pode ser utilizada na confecção de calçados, caixotaria, celulose e artesanato. A paina é uma fibra fina e sedosa, mas pouco resistente, não sendo muito aproveitada na confecção de tecidos, mas é usada como preenchimento de travesseiros e brinquedos de pelúcia.
Por terem crescimento rápido são bastante populares na recuperação de áreas degradadas. A paineira-rosa é uma planta excelente para o paisagismo de grandes áreas, como parques e jardins públicos, devido ao seu rápido crescimento e beleza. A floração é intensa e ocorre no verão e outono, com a árvore semi ou completamente despida de sua folhagem.
É uma árvore tropical, mas tolera o frio, desde que não seja muito intenso. Deve ser cultivada em solos férteis irrigados a intervalos regulares, sempre sob sol pleno. Multiplica-se facilmente por sementes, que germinam e se desenvolvem rapidamente. Pode se multiplicar por estacas, embora mais raramente, sendo este método empregado em regiões muito frias.

Muda de Paineira-rosa. Foto: Acervo Apremavi.
Paineira-rosa
Nome científico: Chorisia speciosa A. St.-HIl
Família: Bombocaceae
Utilização: madeira utilizada para fabricação de caixas, canoas e celulose. Espécie utilizada para paisagismo e grandes áreas e jardins.
Coleta de sementes: diretamente da árvore.
Época de coleta de sementes: setembro a outubro.
Fruto: verde escuro, oval, contendo várias sementes por fruto, envoltas com paina, possuindo aproximadamente 20 cm.
Flor: rosa.
Crescimento da muda: rápido.
Germinação: rápida.
Plantio: mata ciliar, área aberta, solo degradado.
* Os dados sobre usos medicinais das espécies nativas são apenas para informação geral. O uso de medicamentos fitoterápicos deve ser seguido de orientações médicas.
Fontes consultadas
PROCHNOW. M. No Jardim das Florestas. Rio do Sul: Apremavi, 2007.
Autora: Geraldine Marques Maiochi.
Como faço para comprar a musa da paineira?
Olá, Abílio. Para informações sobre preço e disponibilidade de mudas, por favor entre em contato pelo e-mail viveiro@apremavi.org.br. Equipe Apremavi.
FIQUEI ENCANTA COM A BELEZA DESSA ARVORE. COMO CONSEGUIR SEMENTE PARA FAZER UMA MUDA, LOGO QUE
POSSÍVEL PLANTAR EM UM ESPAÇO MEU.
Prezada Maria Lúcia. A Apremavi não trabalha com venda de sementes. Sugerimos que você visite algum viveiro próximo de sua região para adquirir a muda de árvores. Grata. Equipe Apremavi.
Achei maravilhosa a matéria sobre essa árvore e ela é realmente encantadora!😍
Queria saber se posso podar pra manter ela mais baixa?
Boa tarde!! Estamos com praga na nossa árvore….vc tem alguma dica!??
Quanto tempo para florir?
Boa tarde, plantei uma paineira há aprx 3 anos. No início ela se desenvolveu satisfatoriamente, mas está estagnada, não cresce. Está da mesma forma há uns 2 anos. A qualidade do solo onde plantei não é boa e confesso que fiz uma cova pequena no plantio. O que devo fazer, que tipo de adubo devo administrar para que ela retome seu crescimento?
Agradeço antecipadamente.
Quantos anos leva para a paineira começar a florescer?