No dia 15 de maio de 2008, através da realização de consulta pública, o município de Imbuia deu um importante passo para criação do Parque Natural Municipal Trilha dos Bugres, uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral.
O evento contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas, entre, proprietários de terras da área de abrangência da UC e da zona de amortecimento, representantes de entidades governamentais e não-governamentais da região do Alto Vale do Itajaí.
A consulta pública foi coordenada pelo prefeito municipal, Neri Fermino, e a apresentação da proposta foi realizada por Edilaine Dick, coordenadora de projetos da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e Dulciani Terezinha Allein Schilikmann, ecóloga, da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Imbuia. Ambas foram responsáveis pela coordenação dos estudos que subsidiaram a proposta.
Foi visível a preocupação da população presente, para que se realizem ações de conservação na área proposta, com muitos posicionamentos favoráveis à criação do parque. Várias pessoas da comunidade também levantaram a necessidade de incluir na área do Parque Natural Municipal Trilha dos Bugres, uma área localizada acima do manancial águas cristalinas, ponto em que Casan capta a água para o abastecimento da população urbana do município.
A área proposta para o parque é de 104,6 hectares, sendo que cerca de 70% da mesma possui remanescentes florestais nativos em diferentes estágios de regeneração. É uma área importante na região do Alto Vale do Itajaí, pois abriga espécies ameaçadas de extinção, como a araucária, a imbuia, a canela-sassafrás e o xaxim-bugio, além de diversas espécies de animais.
Além de proteger a biodiversidade e manter o patrimônio natural e genético, a área representa a garantia da qualidade e disponibilidade de recursos hídricos da região, influenciando o regime de clima e de chuva.
A proteção da área é fundamental porque ao mesmo tempo em que ainda mantém todos esses atributos, sofre forte pressão pelo plantio de culturas agrícolas e reflorestamento de espécies exóticas em áreas de preservação permanente, caça de animais silvestres e desmatamento para retirada de lenha para secagem de fumo, entre outros.
Os estudos para a criação do Parque Natural Municipal Trilha dos Bugres, também contou com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Imbuia, Ministério Público comarca de Ituporanga, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e o Instituto de Pesquisas Ambientais da Furb.
Para Edegold Schäffer, presidente da Apremavi, é uma alegria imensa ver mais um parque se concretizando, uma vez que o apoio à criação de Unidades de Conservação é um dos objetivos da Apremavi: trabalhamos muito, em conjunto com a prefeitura de Atalanta, para a criação e implantação do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica e sabemos o quanto essas áreas são importantes para o bem estar da população e também para o equilíbrio ambiental. A Apremavi está de portas abertas para apoiar outras iniciativas desse tipo, complementa Edegold.
O Prefeito de Imbuia, Neri Fermino, destaca a importância da área para a manutenção dos mananciais do município e a grande oportunidade que a criação do Parque representa para o desenvolvimento do turismo ecológico.
As próximas duas semanas serão dedicadas ao fechamento da proposta, levando em conta sugestões feitas durante a consulta. Após essa data o parque poderá ser decretado e o Alto Vale do Itajaí passará a ter mais uma importante Unidade de Conservação.