Estágio: uma experiência profissional importante

12 ago, 2014 | Notícias

Oferecer oportunidades de estágio, em várias áreas ambientais, é uma das atividades da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). Nos seus 27 anos de existência, centenas de jovens e adultos já passaram pela instituição. Muitos deles acabaram ficando e hoje integram a equipe da associação.

Prioritariamente a Apremavi recebe estudantes de ensino médio de escolas agrotécnicas e técnicas, estudantes de ensino superior das áreas de biologia, engenharia florestal, ambiental e afins, para estágios curriculares, obrigatórios ou não. A associação também está aberta para receber pessoas interessadas em aprender mais sobre a preservação da natureza. Normalmente o estagiário pode optar por um programa que vai de 2 semanas até 3 meses (Curumim, Mirim e Açu), mas é possível realizar estágios mais longos de 6 meses a um ano, e também existem as oportunidades de estágios remunerados, dentro de projetos.

O estágio curricular não-obrigatório é tido como atividade complementar às disciplinas previstas na grade curricular do curso. O desenvolvimento do estágio curricular não-obrigatório é muito importante para a formação profissional dos acadêmicos, pois, propicia maior tempo de interação entre a universidade e os espaços de atuação, enriquecendo assim o processo de aprendizagem e formação. Podem ser desenvolvidos em organizações públicas, privadas e/ou organizações não-governamentais conveniadas com as universidades.

A realização de estágios durante a graduação além de proporcionar a relação teoria e prática, possibilita o exercício do trabalho em grupo, criatividade, capacidade de lidar com imprevistos e oportunidade para crescer pessoal e profissionalmente.

Mais informações sobre oportunidades de estágio na Apremavi podem ser acessados neste link.

Uma das etapas do estágio é o preparo dos saquinhos que irão receber as sementes das árvores. Foto: Arquivo APREMAVI.

Depoimentos de duas estagiárias da Apremavi

“Me identifico com as atividades e ações da instituição. Além disso, o ambiente de trabalho possibilita uma vasta troca de experiência, pois apresenta um quadro multidisciplinar de colaboradores. Me sinto bem em trabalhar com pessoas que mesmo sabendo que apresentam uma bagagem profissional muito maior que a minha, não medem esforços para me auxiliar nas atividades em que tenho dificuldade. Tudo isso torna o trabalho prazeroso e como diz o ditado, faça aquilo que você gosta e não terá de trabalhar um único dia na sua vida.

Muitas vezes a frustração dos graduandos é não ter experiência de trabalho e como consequência, ter dificuldades de encontrar o primeiro emprego depois de formado, pois a maioria dos ambientes pede algum tipo de experiência. Realizar estágio proporciona certa experiência para o graduando, abrindo portas para o mercado de trabalho, além de propiciar a vivência do futuro ambiente de trabalho”.

Francieli Delazeri
, acadêmica do curso de Ciências Biológicas da UnoChapecó, é estagiária remunerada do Projeto Araucária, desenvolvendo atividades junto à equipe do Oeste de SC.

Francieli com a equipe no Centro Ambiental Jardim das Florestas. Foto: Marcos Alexandre Danieli.

Em Atalanta o estágio compreende várias atividades, como trabalhos no viveiro acompanhando toda produção de mudas nativas, desde a obtenção de sementes até o encanteiramento. Além de várias outras informações úteis sobre viveiro que aprendemos durante este período. Também participamos de trabalhos relacionados à educação ambiental e acompanhamos visitas de diversas instituições, escolas e interessados em conhecer o Centro Ambiental Jardim das Florestas. Meu estágio terá duração de três meses e estou tendo a oportunidade de por em prática o que aprendi durante a graduação e de conhecer novas formas de executá-las. Realizar este estágio está sendo de grande importância para minha vida profissional  e está proporcionando uma experiência muito interessante e única. É gratificante fazer parte disso tudo, aprender e acompanhar de forma mais ampla as diferentes atividades e tudo que as envolve, expandindo meu conhecimento na área”.

Viviana Erpen
, formada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen, é estagiária voluntária em Atalanta.

Viviana coletando coordenadas geográficas em plantio de mata ciliar. Foto: Daiana Tânia Barth.

Autoras: Viviana Erpen e Francieli Delazeri

Pin It on Pinterest