Da ponte aérea Brasil-Canadá surgiu em 2006 um convênio entre o Departamento de Ciências Naturais da Universidade de Blumenau (FURB) e o Departamento de Geografia da Universidade de Montreal (UdeM), e com ele um programa de intercâmbio financiado pelo governo canadense que tem como objetivo fortalecer o intercâmbio de estudantes e professores entre as duas universidades e ampliar o conhecimento sobre as áreas naturais dos dois países.

Indicada pela sócia-fundadora, Lucia Sevegnani, a Apremavi participa dessa iniciativa como organização parceira e após receber dois estudantes canadenses que acompanharam algumas das atividades desenvolvidas pela instituição, enviou a sócia e voluntária Carolina C. Schäffer para participar das atividades desenvolvidos no laboratório de Geografia da Universidade de Montreal durante o semestre de inverno deste ano.

Entre as atividades desenvolvidas estão o acompanhamento de aulas e a participação em atividades voluntárias que visam a formação em Geomática (Sistema de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto). Estas ferramentas estão entre os mais poderosos para o monitoramento ambiental e decisão de gestão tendo especialmente em um contexto de áreas protegidas de habitats ciliares.

No dia 12 de abril, os alunos da UdeM organizaram um confraternização que teve o Brasil como tema central. Carolina aproveitou a oportunidade para contar um pouco da história da Apremavi e divulgar as principais atividades desenvolvidas pela instituição.

No dia 8 de maio, Carolina juntamente com a estudante de ecologia, Tiana Custodio, promoveram um seminário sobre o Brasil no qual abordaram temas gerais como o perfil socioeconômico, aspectos culturais e geopolíticos, principais roteiros para ecoturismo, além de abordar as características naturais e belezas cênicas do país. Além disso, relataram as principais ameaças que interferem na manutenção e integridade da biodiversidade. E por fim, Carolina apresentou melhor as atividades da instituição, a missão e os valores que regem o trabalho diário e também todos os projetos que vêm sendo desenvolvidos. Enfatizou no trabalho com o viveiro de mudas nativas, que é onde a maioria dos estudantes vão para realizar o estágio.

Segundo Carolina, o intercâmbio está proporcionando a participação em inúmeras atividades ampliando o conhecimento sobre o uso de ferramentas importantes para gestão da biodiversidade e permitiu a troca de experiências com outros alunos aumentando a compreensão da importância dos valores culturais nas diferentes atuações pela preservação do meio ambiente.

O programa de intercâmbio entre a Apremavi e a Universidade de Montreal tem proporcionado uma grande troca de informações e experiências, que poderá ser ampliado com a finalização do Centro Ambiental Jardim das Florestas.

Fotos: Carolina C. Schaffer e Tiana Custodio.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest