Louro-pardo, uma árvore de luxo

30 ago, 2023 | Guia de Espécies, Notícias

O louro-pardo (Cordia trichotoma) é uma espécie de árvore nativa da América do Sul ocorrendo no Brasil, Argentina e Paraguai. Em terras brasileiras pode ser encontrada em todas as regiões, nos seguintes tipos de vegetação: área antrópica, Caatinga (stricto sensu), Cerrado (lato sensu), Floresta Estacional Decidual, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial).

A árvore pode alcançar 35 metros de altura, com tronco reto e cilíndrico, dando fustes de 10 a 20 metros. Suas flores são pequenas, brancas, perfumadas e com floração vistosa, observada de janeiro a julho, e possui propriedades melíferas. A produção de sementes ocorre a cada dois anos e a dispersão de frutos e sementes é anemocórica, ou seja, se dá pelo pelo vento.

O louro-pardo apresenta melhor crescimento nas áreas sem geadas rigorosas. Em seus primeiros anos de vida, é sensível ao frio e sofre com as geadas tardias. Sua plantação é mais recomendada para plantios em locais com temperatura média de 18 ºC. Além disso, é uma espécie exigente com relação ao tipo de solo, assim os plantios devem ser feitos em solos de fertilidade química média a alta, profundos, bem drenados e com textura que varia de franca a argilosa. 

É uma das espécies nativas com maior potencial para o plantio com fins econômicos, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, por apresentar uma combinação de aspectos favoráveis, como crescimento rápido, boa forma, madeira de qualidade, frutificação abundante e facilidade de produção de mudas.

Em relação aos seus aspectos ecológicos, é considerada uma espécie secundária inicial a secundária tardia, sendo recomendada para a restauração em locais sem inundação.  A Apremavi produz mudas de louro-pardo no viveiro Jardim das Florestas, para utilização em projetos de recuperação de áreas degradadas.

Louro-pardo em Teresina (PI). Foto: Izamoi Nam, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Árvore, mudas, flores e sementes de Louro-pardo (Cordia trichotoma). Fotos: Arquivo Apremavi e Izamoi Nam, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Louro-pardo

Nome científico: Cordia trichotoma (Vell.) Arráb. Ex Steud
Família: Boraginaceae
Utilização: madeira utilizada para fabricação de móveis, peças decorativas e pequenos barcos. Utilizada para paisagismo de forma geral.
Coleta de sementes: diretamente da árvore quando se observar que as inflorescências estiverem secas.
Época de coleta de sementes: janeiro a maio.
Fruto: alado, inflorescência seca quando madura, cálice aderente ao fruto.
Flor: branca.
Crescimento da muda: rápido.
Germinação: normal.
Plantio: mata ciliar, área aberta, sub-bosque.
Observação: a semente permanece aderida ao fruto.

 

Referências: 

CARVALHO, P. E. R . Espécies arbóreas brasileiras, 2014.

Carvalho, P. E. R. Louro pardo, 2002.

Cordia in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB16536>. Acesso em: 29 ago. 2023.

PROCHNOW, M. (org). No Jardim das Florestas. Rio do Sul: APREMAVI, 2007.

LORENZI, H. Árvores  brasileiras: um manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil, vol. 1, 3 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2000.

http://www.tropicalflora.com.br/tropicalflora/pt/ajxDetTexto.php?codtexto=45&codcategoria=25. Acesso em: 20 de fev.2009.

 

Autoria: Equipe Apremavi.
Revisão: Thamara Santos de Almeida e Vitor Lauro Zanelatto.

Pin It on Pinterest