Mata Sociais é selecionado para nova publicação de Casos de Sucesso do Diálogo Florestal

5 out, 2020 | Matas Sociais, Notícias, Projetos da Apremavi

O Diálogo Florestal lançou no último dia 23 de setembro a nova publicação da Série Casos de Sucesso: Árvores Plantadas e Sociedade. O livro é resultado de uma chamada pública, que selecionou as boas práticas na relação do setor florestal com a sociedade, e foi lançado durante o Encontro Nacional do Diálogo Florestal que este ano aconteceu de forma virtual.

Essa é a segunda edição da série que teve entre os finalistas as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades e Paisagens. Além dos três casos vencedores, a edição trouxe, excepcionalmente, uma menção honrosa. No total foram recebidas 14 candidaturas de todas as regiões brasileiras.

Emílio Ribas, coordenador do Matas Sociais dentro da Apremavi, comenta que estar entre os selecionados para figurar a publicação do Diálogo Florestal é reflexo do trabalho sério realizado junto com os produtores atendidos pelo programa. “Esse é um trabalho feito a muitas mãos, todas apaixonadas pela natureza, e as parcerias são fundamentais para garantir que os objetivos sejam alcançados“, relata Emílio.

O Programa Matas Sociais, desenvolvido desde 2015, é uma parceria da Apremavi com a Klabin e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e, tem apoio das prefeituras locais, agricultores, associações e cooperativas das regiões de atuação.

Tem como proposta central fortalecer aspectos ambientais, sociais e econômicos de pequenas e médias propriedades rurais viabilizando a permanência dos agricultores no campo a partir do exercício de uma atividade econômica relevante.

No primeiro volume da publicação Casos de Sucesso foram selecionados e divulgados os projetos de sucesso relacionados ao tema “Recursos Hídricos e Florestas Plantadas“. Na ocasião, dois dos casos divulgados diziam respeito aos trabalhos de restauração florestal realizados através dos programas Matas Legais e Matas Sociais desenvolvidos pela Apremavi em parceria com a Klabin.

Autora: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest