Recentemente em visita aos trabalhos de campo do Programa Matas Legais desenvolvido na região de Telêmaco Borba (PR), foi possível observar nas comunidades rurais que, quando o assunto é água, há uma seriedade e preocupação com esse importante recurso natural.
O local visitado foi um assentamento de reforma agrária chamado Vale Verde, localizado no município de Ibaiti (PR). O programa Matas Legais, parceria entre Apremavi e Klabin, tem proporcionado às comunidades rurais que trabalham com fomento florestal com a Klabin, possibilidades para a recuperação da vegetação nativa nas suas propriedades, mediante plantio com árvores nativas. O que pode ser presenciado nesse assentamento, foi uma intensa preocupação por parte dos moradores com relação à água.
Durante a visita, um período de estiagem assolava a região, e quando a água começa a faltar lembra-se que urgentemente precisa-se fazer algo. Por esse motivo dentro da comunidade do assentamento Vale Verde, tanto os agricultores que são parceiros da Klabin, quanto aqueles que não plantam florestas comerciais, estão engajados no trabalho de recuperação, principalmente de nascentes, o que na região são popularmente conhecidas por minas de água.
A fazenda que hoje se transformou em um assentamento, antigamente era de propriedade de uma usina de cana de açúcar, na qual, no passado, era quase que totalmente utilizada para plantio de cana.
Percebe-se que, considerando ser uma área de grande extensão, existem grandes passivos ambientais em decorrência de seu uso no passado. Por outro lado o interesse e a iniciativa existente por parte dos moradores em recuperar as nascentes de água mostra que a consciência ambiental da comunidade está em alerta.
O objetivo do Programa Matas Legais é desenvolver ações de Conservação, Educação Ambiental e Fomento Florestal que ajudem a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, a melhorar a qualidade de vida da população e aprimorar o desenvolvimento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.