Nos dias 15 e 16 de setembro aconteceu em Otacílio Costa a nona edição do Programa Caiubi. O Caiubi é um programa de educação ambiental realizado pela Klabin nos estados do Paraná e Santa Catarina, que tem como objetivo principal a capacitação de professores dos ensinos fundamental e médio. Desta edição participaram 50 professores e alunos do município de Ponte Alta do Norte.
A Apremavi participou do evento com uma palestra sobre o programa Matas Legais, que é desenvolvido em parceria com a Klabin e está em execução em Santa Catarina desde 2005 e há um ano no Paraná.
O enfoque da palestra proferida pelo técnico da Apremavi, Leandro Casanova, foi sobre as potencialidades que empresas do setor florestal tem a contribuir para a sustentabilidade sócio-econômica e ambiental nas suas regiões de atuação. Neste sentido o programa Matas Legais, vem de forma pioneira e inovadora contribuindo para uma melhor conservação dos recursos florestais nativos e um bom planejamento do plantio de florestas exóticas.
A mensagem deixada aos professores durante o curso é que é perfeitamente possível conciliar atividades econômicas no meio rural com os cuidados necessários ao meio ambiente. Também foram abordados aspectos ligados à legislação ambiental, no intuito de desmistificar certas informações sobre a aplicação do código florestal, em especial o caso das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e da Reserva Legal (RL).
Durante o evento houve distribuição de brindes aos participantes, compostos por materiais didáticos do programa Matas Legais, livros, cartilhas e as sempre apreciadas e disputadas mudas de árvores nativas do viveiro Jardim das Florestas.
Ao final da participação da Apremavi, foi desenvolvido junto aos participantes o Jogão Fique Legal, uma brincadeira lúdica cujo objetivo é mostrar que de forma divertida é possível aprender a importância de conviver em harmonia com a natureza. A versão gigante do Fique Legal, apelidada de jogão, é um lona com 40m2, onde está demarcada uma trilha a ser seguida pelos jogadores. O Fique Legal também tem uma versão para ser jogada on line.
A estagiária da Apremavi Mila Bryant acompanhou o evento. Mila é espanhola, da cidade de Madri, psicóloga especialista em educação, com mestrado em Educação para Desenvolvimento e Ajuda Humanitária e estará na Apremavi até o final do mês de outubro.
Para Mila, esta iniciativa é muito significativa e importante e deve ser replicada. Confira o depoimento de próprio punho: "El curso del Programa Caubi en Klabin, para capacitación de profesores en educación ambiental, me parece una experiencia clave, ya que los profesores participan como testigos directos de una iniciativa en la que una ONG como Apremavi y una empresa papelera son capaces de entablar un diálogo partiendo de la base de que preservar el medio ambiente es cosa de todos, y que se ponen a trabajar de forma coordinada, colaborando en el día a día para que la madera que Klavin precisa de los propiedades de los pequeños productores puedan extraerse de forma legal y sustentable, a través del asesoramiento en los programas de reforestamiento. Estos profesores, que tienen un papel clave en la formación de las actitudes y hábitos de las futuras generaciones, podrán transmitir a sus alumnos que hay caminos para ese entendimiento, y que lo normal y lo lógico es trabajar en ese sentido. El curso estuvo muy bien planeado y organizando, participando en el los distintos agentes de la comunidad implicados en temas de educación ambiental. Creo que para los profesores resultó una experiencia muy interesante, que no dejará de tener su efecto en las aulas".