Matas Legais promove educação ambiental

1 ago, 2022 | Matas Legais, Notícias

Desenvolvidas em diversas datas e instituições, as atividades de educação ambiental foram concebidas a partir da Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de propor momentos de conscientização e formação sobre a Mata Atlântica e biodiversidade aos alunos.

Entre os centros de ensino que receberam as atividades do Matas Legais estão: Colégio Jandira Ferreira Rosa; Universidade UNOPAR e o Colégio Estadual Pedro Marcondes Ribas. Além disso, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), unidade Vila Rural Chave de Ouro, em Ortigueira (PR), também foi cenário para uma oficina.

Nas escolas estaduais foram realizadas palestras em sala de aula, com a exposição de espécies nativas da Mata Atlântica para que os alunos tivessem contato mais próximo com as mudas. Após as exposições foram aplicadas dinâmicas para a fixação dos conhecimentos. Por fim, foram doadas algumas mudas para os estudantes. Na atividade com as crianças do CRAS foi realizada uma conversa envolvendo as crianças atendidas pela instituição. Também foi realizado o plantio de algumas mudas para a proteção de uma nascente.

Foram envolvidos estudantes, professores e membros administrativos dos centros de ensino. Participaram também produtores já engajados no projeto Matas Legais. A atividade em parceria com a universidade estendeu o convite para toda a comunidade, impactando cerca de 650 pessoas.

Atividades de educação ambiental desenvolvidas desde junho deste ano pelo Matas Legais.
Fotos: Pedro Ferreira e Mauricio Reis.

O Matas Legais

Matas Legais é um projeto da parceria entre a Apremavi e a Klabin que objetiva desenvolver ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal, que ajudem a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, a melhorar a qualidade de vida da população e a aprimorar o desenvolvimento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.

A palavra legal procura traduzir dois sentidos: o de cumprimento da legislação ambiental e o de expressão de um lugar agradável, bonito e bom de se viver.

O projeto hoje tem duas frentes de atuação, uma em Santa Catarina e uma no Paraná, que trabalham no desenvolvimento de um modelo de planejamento de propriedades que leva em conta tanto a produção e o processo produtivo como a conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.

Autor:  Pedro Ferreira
Revisão: Vitor L. Zanelatto

Pin It on Pinterest