Matas Legais restaura propriedade e inspira futuras gerações

1 ago, 2023 | Matas Legais, Notícias

Em junho de 2023, alunos da região de São Jerônimo da Serra (PR) visitaram uma propriedade restaurada pelo Matas Legais, fruto da parceria entre a Apremavi e a Klabin.

Lourival da Silva e Maria Roseli, irmãos e proprietários do Sítio Jorge em São Jerônimo da Serra (PR), recuperaram uma Área de Preservação Permanente (APP) próxima a um riacho com a ajuda da Emater e, posteriormente, do Matas Legais em 2011.

A iniciativa de restauração da propriedade hoje é intitulada “Crescendo com a Natureza e preservando o Meio Ambiente” e inspira as futuras gerações. Quando a restauração na propriedade iniciou, Vitória, filha de Maria Roseli, frequentava a pré-escola e hoje é ela quem instiga os estudantes a visitarem a propriedade.

Assim, no dia 5 de junho, a equipe técnica do Matas Legais, a convite dos proprietários, esteve presente em uma ação de educação ambiental no Sítio. Cerca de 25 alunos foram mobilizados para um piquenique em uma área de recuperação ambiental da propriedade. Os técnicos da Apremavi apresentaram o projeto para as crianças e as engajaram em prol do cuidado com o meio ambiente.

Confira o antes e depois da propriedade:

Selo Signatário do Movimento ODS SC 2023

Comparativo da área em processo de restauração ecológica. Fotos: Arquivo Apremavi. 

Lourival relata que a área restaurada é motivo de alegria para todos que residem no Sítio, “às vezes chegamos a ficar horas por lá, não temos vontade de voltar para casa, é um lugar que gostamos muito”. Lourival relembra ainda algumas dificuldades enfrentadas e festeja os resultados alcançados: “tivemos que pegar água do rio para regar as mudas nos períodos de seca, caso contrário elas não resistiriam; hoje (a área) é o cartão postal da propriedade, que recebe inúmeras visitas de alunos e professores todos os anos”.

Maria Roseli comenta sobre o impacto da restauração na visitação da propriedade: “o local já foi visitado por mais de 250 alunos e por muitos outros amantes da natureza que ficam sabendo do projeto e procuram conhecer o local”.

O Matas Legais

É uma iniciativa da parceria entre a Apremavi e a Klabin que acontece em Santa Catarina e no Paraná. Busca desenvolver ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal, que ajudam a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, a melhorar a qualidade de vida da população e a aprimorar o desenvolvimento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.

A palavra legal procura traduzir dois sentidos: o de cumprimento da legislação ambiental e o de expressão de um lugar agradável, bonito e bom para viver.

> Conheça o Matas Legais

 

Essa ação está relacionada com os ODS:

 

Autor: Pedro Ferreira | Revisão: Thamara Santos de Almeida e Carolina Schäffer
Foto de capa: atividade de educação ambiental na área em processo de restauração ecológica, 05/06/2023. Foto: Arquivo Apremavi. 

Pin It on Pinterest