Matas Sociais apoia agricultura familiar em Sapopema (PR)

16 nov, 2021 | Matas Sociais, Notícias, Projetos da Apremavi

O produtor rural Carlos Borges cria ovelhas no sítio da família, que tem 24 hectares, na comunidade Rodeio Bonito, em Sapopema. Além da ovinocultura, Borges pretende implantar na propriedade o sistema de produção agrossilvipastoril, que é a integração de atividades agrícolas, florestais e pecuárias, buscando otimização de recursos e rentabilidade por área de modo sustentável. E para isso, ele tem recebido consultoria técnica da equipe do Programa Matas Sociais, desenvolvido pela Klabin em parceria com a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Prefeitura Municipal.

 Borges também está preocupado com a recomposição da área de mata nativa e proteção de uma nascente d’água. Com a ajuda dos consultores do Matas Sociais, a opção foi por espécies de árvores de crescimento rápido e frutíferas. “Já plantamos 150 mudas, principalmente em uma encosta. Assim, a gente recompõe a vegetação nativa e faz a proteção da área”, comentou.

O produtor rural está entusiasmado com o apoio técnico que recebe pelo programa da Klabin. “É uma boa oportunidade de readequar o sítio, aumentar a produtividade e os cuidados com o meio ambiente”, ressaltou Carlos Borges.

No programa “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis” são atendidas 28 propriedades rurais do município. Além disso, a Copasol – Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária de Sapopema também é parceira do programa e integra a Central de Cooperativas Centro Norte do Paraná, criada em agosto deste ano em Telêmaco Borba, com apoio do programa. Formada por quatro cooperativas com quase 900 associados de 34 municípios paranaenses, a Central é uma grande conquista para a região, buscando a união das cooperativas para fortalecer a agricultura familiar.

A iniciativa possibilitou aos produtores cuidar e investir na própria terra e na produção pecuária, gerando autonomia e alternativa de renda. Os consultores do programa fazem um diagnóstico do potencial de produção da agricultura familiar. Os agricultores participantes do programa também recebem auxílio para a adequação das propriedades à legislação ambiental, como a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), conservação dos recursos naturais e proteção de nascentes, além de melhorar o aspecto paisagístico das suas áreas. Estas ações são desenvolvidas pelos consultores da Apremavi, que buscam trabalhar junto ao produtor rural a conscientização e o respeito ao meio ambiente, principais pilares da sustentabilidade de uma propriedade rural, integrando ações de conservação e produção rural sustentável.

De acordo com o secretário de Agricultura de Sapopema, Eraldo Brizola Roque, a atuação dos consultores do programa é bem efetiva no município. “É uma consultoria técnica muito importante nesse momento. São profissionais altamente qualificados, que têm nos ajudado nas mais diversas áreas da produção rural”, disse o secretário.

Segundo ele, o município está desenvolvendo um projeto, que está envolvendo criadores de gado leiteiro com o objetivo de aumentar a produtividade. “É uma iniciativa excelente, que a gente quer fazer um trabalho a médio prazo. A nossa meta é que esses produtores de leite, que atualmente tem vacas que produzem até 60 litros de leite por dia, consigam chegar a 300 litros diariamente. Com o apoio dos consultores do Matas Sociais, vamos trabalhar para melhorar a alimentação dos animais e, apurar a genética do gado leiteiro”, afirmou Eraldo.

O secretário finalizou dizendo que “está bem animado com os projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com o Matas Sociais para fortalecer ainda mais a agricultura familiar no município”.

“Ações como essas fazem parte da Política de Sustentabilidade da Klabin, que visa contribuir com o desenvolvimento local dos municípios onde atuamos”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.

Pin It on Pinterest