Matas Sociais mobiliza comunidade para a proteção de nascente

1 jul, 2022 | Matas Sociais, Notícias

No último dia 23 de junho o Assentamento Egideo Brunetto realizou uma atividade essencial para a proteção dos recursos hídricos. Moradores da comunidade, localizada em Rio Branco do Ivaí (PR), se reuniram para a proteção de uma nascente de água, através do plantio de mudas nativas.

A nascente é de suma importância para as necessidades das famílias, e também é utilizada nas atividades econômicas realizadas no território. Segundo Thiago Fernandes Piccini, morador da comunidade, esta ação é muito relevante para a recuperação do meio ambiente, preservação e manutenção da água e da vida no local:  “Sempre tivemos a intenção de recuperar essa área, mas somente agora, com apoio da Apremavi e da Klabin, conseguimos promover a restauração. Com o planejamento ambiental da área e a doação das mudas, estaremos contribuídos para uma melhor qualidade de vida para nossas famílias. Somos muito gratos pela presença do Programa Matas Sociais em nossa região”.

Através do programa, foram doadas 960 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, produzidas no Viveiro Jardim das Florestas. Os técnicos da Apremavi elaboram o planejamento ambiental inicial da área e orientaram o pessoal a respeito das técnicas de manejo e plantio para o pleno desenvolvimento da floresta. Os moradores locais ficaram responsáveis por plantar as mudas e realizar a manutenção da área nos próximos anos. Ao todo o Matas Sociais já realizou a doação de mais de 6 mil mudas para o assentamento.

Aspectos da área em restauração. Fotos: Emilio Ribas.

O Programa Matas Sociais

O ‘Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis’ é um projeto da parceria entre a Klabin, a Apremavi e o Sebrae que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento econômico, ambiental e social das pequenas e médias propriedades rurais nos 11 municípios onde o projeto atua (Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Curiúva, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Cândido de Abreu, Rio Branco do Ivaí, Reserva, Tibagi e Ventania).

Por isso o Matas Sociais auxilia agricultores familiares a encontrar soluções para a adequação das propriedades e comunidades em demandas ambientais Auxilia na realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Plano de Recuperação Ambiental (PRA). Também contribui no planejamento sustentável e na diversificação do uso da propriedade. Incentiva assim a agricultura familiar, a permanência no campo, o desenvolvimento da cadeia de produção e consumo na região e o empreendedorismo.

Autor: William V. de Castro Ribas
Revisão: Vitor L. Zanelatto

Pin It on Pinterest