Matas Sociais presente em eventos da agricultura familiar

15 ago, 2022 | Matas Sociais, Notícias

Técnicos da Apremavi participaram de atividades em Imbaú e Tibagi (PR), realizadas em homenagem aos produtores locais e para o reconhecimento da agricultura familiar da região.

Os eventos contaram com a presença dos representantes do Sindicato dos trabalhadores rurais dos municípios, secretarias do Meio Ambiente e Agricultura e representantes da Klabin. Além da doação de mudas, também foram realizadas palestras educacionais relacionadas ao meio ambiente e o desenvolvimento da agricultura familiar regional.

Segundo Marcos Danieli, Consultor de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, a participação do Matas Sociais foi de grande valor: “ambos os eventos foram um sucesso, ficamos gratos e felizes em ver a receptividade e o grande interesse por parte dos agricultores. Somos gratos, como equipe, em poder contribuir de forma significativa com os eventos”. Através do Programa Matas Sociais, foram doadas aproximadamente 2.600 mudas para os produtores rurais que visitaram o estande da Apremavi e da Klabin.

O secretário geral da agricultura do município de Imbaú, Jocelino Couto Ribeiro, destacou a importância do Programa Matas Sociais e afirmou o apoio da secretaria do município para fortalecimento e ampliação do programa. “Devemos unir forças e somar juntos em favor da agricultura familiar e do nosso meio ambiente. Eventos como estes são de grande importância, para a valorização do produtor rural, e também para o desenvolvimento da agricultura sustentável”.

Registro das atividades desenvolvidas pelo Matas Sociais. Fotos: Marcos Danieli e William V. de Castro Ribas.

Os técnicos do projeto aproveitaram a oportunidade para apresentar objetivos e resultados da iniciativa: desde o apoio na produção de produção e comercialização de alimentos, adequação ambiental, promoção de ações de formação, diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo e cooperativismo. Nos últimos cinco anos do programa, mais de 70% dos agricultores relataram aumento de renda, resultado que vem associado à ampliação dos canais de comercialização, apropriação de novas tecnologias, organização produtiva e cuidados ambientais.

“Ações como esta de educação ambiental, tem um papel fundamental na agricultura familiar e só vem a somar para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Através de nossas visitas e monitorias sempre estamos em contato direto com os produtores, e em eventos como esses temos a oportunidade de apresentar e divulgar nossas ações para a comunidade em geral”, comenta Emílio Ribas, coordenador técnico da Apremavi para o projeto Matas Sociais no Paraná.

O Programa Matas Sociais 

O ‘Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis’ é um projeto da parceria entre a Klabin, a Apremavi e o Sebrae que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento econômico, ambiental e social das pequenas e médias propriedades rurais nos 11 municípios onde o projeto atua (Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Curiúva, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Cândido de Abreu, Rio Branco do Ivaí, Reserva, Tibagi e Ventania).

Por isso o Matas Sociais auxilia agricultores familiares a encontrar soluções para a adequação das propriedades e comunidades em demandas ambientais. Auxilia na realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no Plano de Recuperação Ambiental (PRA). Também contribui no planejamento sustentável e na diversificação do uso da propriedade. Incentiva assim a agricultura familiar, a permanência no campo, o desenvolvimento da cadeia de produção e consumo na região e o empreendedorismo.

Autor: William V. de Castro Ribas
Revisão: Vitor L. Zanelatto

Pin It on Pinterest