Matas Sociais realiza planejamento para a proteção de nascentes

3 dez, 2021 | Notícias

O trabalho dos técnicos ambientais do programa Matas Sociais foi junto às nascentes na última segunda-feira (29/11). O projeto iniciou o planejamento ambiental de uma propriedade na comunidade de Pinhal Chato, município de Reserva (PR).

Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura da cidade e a Associação de Produtores Rurais de Campinas Bela (APROCAN) está dedicada em realizar a proteção e recuperação das nascentes da propriedade de Ana Paula e Ana Claudia Rodrigues Pinto, que buscam combater o assoreamento e melhorar a qualidade da água, utilizada na propriedade.

Segundo o técnico da Apremavi Emílio Ribas, o trabalho deve começar em dezembro, e contará com o plantio de mudas nativas em parceria com o projeto Matas Legais, manejo do solo para o escoamento da água das chuvas e a instalação do modelo “solo-cimento”, intervenção de baixo custo e impacto ambiental que promove a estabilização e proteção das nascentes.

Visita técnica na propriedade com os parceiros para o planejamento das atividades de recuperação ambiental. Fotos: Emílio Ribas/Arquivo Apremavi. 

Método Solo-cimento

O solo-cimento tem baixo custo de instalação e auxilia na redução do assoreamento das fontes (acúmulo de sedimentos no solo), queda de material orgânico, contaminação por enxurradas e outros fatores externos que podem comprometer a qualidade e a disponibilidade de água.

O modelo pode ser implementado com pedra brita, cimento, canos PVC e outros materiais simples e baratos. Com um baixo impacto ambiental, a qualidade da água e proteção da nascente é promovida, beneficiando a natureza e as pessoas que dependem das nascentes para o abastecimento. O Programa Matas Sociais elaborou um guia para a aplicação do método, confira aqui.

O Programa Matas Sociais

Ações como a proteção de nascentes em Reserva (PR) são um dos objetivos do Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, projeto da parceria entre a Klabin, a Apremavi e o Sebrae que visa contribuir para o fortalecimento econômico, ambiental e social das pequenas e médias propriedades rurais dos municípios da região de Ortigueira, Telêmaco Borba e Imbaú no Paraná e mais recentemente, em Santa Catarina.

Mais de 500 propriedades rurais já foram atendidas pelo projeto, que propicia a recuperação de áreas de preservação permanente e reserva legal, conservação de remanescentes florestais, planejamento na instalação das atividades produtivas e a diversificação da produção agropecuária. Confira mais informações e notícias sobre o projeto aqui.

Autor:  Vitor L. Zanelatto.
Foto de capa: Arquivo Apremavi.

Pin It on Pinterest