Matas Sociais visita municípios do Planalto Serrano em Santa Catarina

7 nov, 2021 | Matas Sociais, Notícias, Projetos da Apremavi

Entre os dias 27 e 29 de outubro, técnicos da Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), da Klabin e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) estiveram nos municípios de Lages, Correia Pinto e Otacílio Costa, na região do Planalto Serrano de Santa Catarina.

O principal motivo das visitas foi realizar uma apresentação do Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, aos Prefeitos e Secretários dos três municípios, bem como aos técnicos da Epagri e agricultores locais. A ideia é ampliar a área de atuação do Matas Sociais na região. A agenda também foi oportuna para aproximar os técnicos que atuam no Programa.

O objetivo do programa é contribuir para o fortalecimento econômico, ambiental e social das propriedades rurais à luz do cumprimento da legislação ambiental e através do incentivo à proteção e restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e reserva legal, da conservação de remanescentes florestais, e do planejamento e diversificação da produção agrícola. Desde o início, o Programa Matas Sociais já atendeu mais de 510 propriedades no Paraná e em Santa Catarina, tendo restaurado 120 mil hectares e doado 210 mil árvores nativas da Mata Atlântica.

A expectativa é que a ampliação da área de atuação do projeto seja virtuosa, uma vez que em Santa Catarina já existem ótimas iniciativas de empreendedorismo por parte de alguns agricultores. O Especialista de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Marcos Alexandre Danieli, comenta que as reuniões são um marco para a consolidação do Programa em Santa Catarina: “o encontro com os agricultores, que são os principais beneficiários do programa, com as Prefeituras, a Epagri e os demais parceiros, mostra que estão todos sensibilizados, engajados e motivados com a parceria e com a oportunidade de construção conjunta. Cabe a nós manter essa motivação em alta e tenho a certeza que faremos um excelente trabalho.

Reuniões no Planalto Serrano ampliam área de atuação do Programa Matas Sociais. Foto: Arquivo Matas Sociais.

Autores: Daiana Tânia Barth e Leandro Casanova.
Revisão: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest