Na Década da Restauração a sugestão é presentear com mudas nativas

24 fev, 2021 | Notícias, Viveiro Jardim das Florestas

O que parecia ser um pedido comum de mudas no Viveiro Jardim das Florestas, acabou se mostrando um exemplo de amor à natureza, do qual a Apremavi teve a honra de colaborar. As mudas de uvaia, cortiça-lisa e jabuticaba, que seguiram para a entrega na cidade de Rio do Sul (SC), escondiam uma surpresa.

Durante uma breve conversa, Leonir Raimundo Zago, que realizou a compra das mudas, contou para a colaboradora da Apremavi, Sirlene Ceola, que planejava presentear as árvores nativas à um amigo. O professor universitário, que também atua na área ambiental, disse que conheceu o trabalho da Apremavi logo que se mudou para Rio do Sul, quando procurou parceiros para trabalhar em prol da sustentabilidade. “Procurei conhecer objetivamente o trabalho desenvolvido pela Apremavi junto ao meio ambiente e pude constatar as excelentes ações em uma visão holística no planejamento, uso e práticas sustentáveis junto às propriedades rurais”, afirmou Zago.

Sensibilizados pelo discurso e atitude, Sirlene e os demais membros da equipe perguntaram também sobre como o professor analisa o papel de cada cidadão na defesa da natureza e promoção do desenvolvimento sustentável. “Vivemos em um planeta finito, todas as formas de vida dependem de ações sustentáveis, sobretudo, as práticas de Educação Ambiental transformadoras… é preciso também abordar temas transversais aos da questão ambiental, como a economia, a cultura e os hábitos cotidianos da sociedade”, respondeu Zago.

As mudinhas foram entregues em Rio do Sul no dia 23 de fevereiro. Foi a primeira viagem do veículo adquirido para auxiliar os trabalhos no Viveiro, que vão desde entrega de mudas, coleta de sementes, monitoramento de áreas degradadas e em restauração, até atividades administrativas.

A Apremavi deseja que essas mudas nativas cresçam fortes e formem uma bela floresta, trazendo muita beleza, sombra e frutos. Que esse exemplo chegue a mais pessoas e as motive! Na Década da Restauração e tendo em face a urgência da crise climática, gestos como esse fazem a diferença.

Leonir Raimundo Zago com as mudas nativas adquiridas no Viveiro Jardim das Florestas. Foto: Arquivo Apremavi.

Autores: Sirlene Ceola e Vitor L. Zanelatto.

Pin It on Pinterest