Na Semana Mundial da Água, as Nações Unidas divulgaram um número que preocupa: Até o ano de 2030, 40% das reservas hídricas do mundo podem encolher. O relatório divulgado ainda garante que é preciso melhorar a gestão deste recurso para garantir o abastecimento da população mundial.
Outro número preocupante apontado pela ONU é de que 748 milhões de pessoas no planeta não têm acesso à água potável. De acordo com o documento, 20% dos aquíferos mundiais já são explorados excessivamente, o que pode gerar graves consequências como a erosão do solo e a invasão de água salgada nesses reservatórios.
No Brasil a situação também se mostra complicada. De acordo com a ONU, nosso país entre os que mais registraram estresse ambiental após alterar o curso natural de rios. Estas mudanças, segundo a análise feita entre 1981 e 2010, foram realizadas para a construção de represas ou usinas hidrelétricas. O risco de assoreamentos é uma das mais graves consequências deste ato.
Os autores do texto cobram do governo brasileiro e das demais nações da América Latina que priorizem a gestão da água para reduzir a poluição, principalmente em áreas urbanas.
E as consequências do mau uso e da má gestão da água já começam a aparecer, principalmente em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio do Janeiro. Nos dois estados o governo teve de implantar políticas restritivas de acesso à água, aplicando até mesmo multa para quem gasta mais.
Nós da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) estamos preocupados com a crise hídrica que se instalou no mundo. Que esta semana onde é lembrado o dia da água (22 de março) seja usada como forma de cada um repensar em como utiliza este importante e essencial recurso.
Também acreditamos na preservação e recuperação de nascentes para garantir a melhor qualidade da água. No Projeto Araucária, executado pela Apremavi, nascentes são recuperadas através do plantio de espécies nativas no entorno. Que estes números e dados revelados pela ONU nos sirvam de alerta e faça com que a população mude a postura com este bem tão precioso.
Leia mais: Dicas para economizar água no dia dia.