O poderoso Puma

25 ago, 2022 | Guia de Espécies, Notícias

O puma (Puma concolor), também conhecido como onça-parda, suçuarana ou leão-baio, é nativo das Américas, sendo o segundo maior felino dessa região. Puma vem do quéchua, a língua nativa dos povos da região dos Andes, na América do Sul, que significa “poder” ou “poderoso”. Já o concolor vem do latim e significa “da mesma cor” devido a cor acastanhada da sua pelagem que é a mesma por todo o corpo.

A coloração da pelagem varia entre regiões e até em idade, pois os filhotes nascem com pintas que desaparecem conforme crescem. Devido ao seu corpo longo é um felino muito ágil, podendo saltar de uma altura de 5,5m em um só pulo. Os machos são maiores e mais pesados que as fêmeas. São solitários e territorialistas, e só formam pares no período reprodutivo. Além disso, são noturnos e crepusculares, com maior atividade no entardecer e à noite.

É carnívoro e oportunista, se alimentando da variedade de presas que está disponível no ambiente. Em lugares que ocorre junto com a onça-pintada suas presas são menores, para evitar a competição. Há diversos relatos de ataques de pumas a animais domésticos e de criação, sendo esse um motivo de interações com humanos e conflitos em diversos lugares.

A sua distribuição é ampla pelas Américas, ocorrendo desde o Canadá até a Argentina em uma variedade de ambientes, que vão desde florestas, até montanhas e pântanos. No Brasil, há ocorrência por todos os biomas, porém suas populações estão reduzidas e até mesmo extintas em alguns locais.

Em relação ao bioma Mata Atlântica a espécie está amplamente distribuída, contudo, estima-se que o seu tamanho populacional efetivo é de 1000 indivíduos, sendo as principais ameaças: perda e fragmentação de habitat pela agropecuária e urbanização, caça, conflitos com animais domésticos e de criação e atropelamentos.

Apesar de não considerada ameaçada no Brasil pelo ICMBio e nem a nível mundial pela IUCN, no Estado de Santa Catarina a espécie está categorizada como Vulnerável (VU)  à extinção, demandando esforços em prol da sua conservação.  Desde 2010 o Projeto Conservação de Carnívoros do Parque Nacional da Serra do Itajaí procura saber mais sobre esses animais na região, em breve vamos trazer algumas descobertas em uma nova matéria.

 

Puma concolor. Foto: Arquivo Apremavi

Registros de Puma pelas Américas. Fotos: Arquivo Apremavi,                            Sarah Murray, CC BY-SA 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0>, via Wikimedia Commons,        Bas Lammers, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons,  Malcolm, CC BY-SA 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0>, via Wikimedia Commons, Malcolm, CC BY-SA 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0>, via Wikimedia Commons

Puma

Nome científico: Puma concolor

Família: Felidae

Habitat: Vários tipos de ambientes, desde florestas a regiões montanhosas

Alimentação: Carnívoro

Peso: Machos 40-72kg, fêmeas 34-48kg

Comprimento: 1,5 a 2,75m

Hábito de vida: solitário e territorialista

Distribuição: América

Ameaças: perda e fragmentação de habitat, atropelamento, caça, retaliação e conflitos por animais doméstico e de criação

Status de conservação: Vulnerável (VU) no Estado de Santa Catarina e não ameaçada no Brasil pelo ICMBio e no mundo pela IUCN

Fontes consultadas:

AZEVEDO, Fernanda Cavalcanti et al. Avaliação do risco de extinção da Onça-parda Puma concolor (Linnaeus, 1771) no Brasil. Biodiversidade Brasileira-BioBrasil, n. 1, p. 107-121, 2013.

CONFORTI, Valeria Amorim; DE AZEVEDO, Fernando Cesar Cascelli. Local perceptions of jaguars (Panthera onca) and pumas (Puma concolor) in the Iguaçu National Park area, south Brazil. Biological conservation, v. 111, n. 2, p. 215-221, 2003.

MORENO, Ricardo S.; KAYS, Roland W.; SAMUDIO, Rafael. Competitive release in diets of ocelot (Leopardus pardalis) and puma (Puma concolor) after jaguar (Panthera onca) decline. Journal of Mammalogy, v. 87, n. 4, p. 808-816, 2006.

NIELSEN, C. et al. Puma concolor. The IUCN red list of threatened species, v. 4, 2015.

PUMA «Jaguar at the Online Etymology Dictionary. Disponível em: https://www.etymonline.com/search?q=puma

 

Autora: Thamara Santos de Almeida
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto

Pin It on Pinterest