Observatório do Código Florestal reúne membros em evento do Código +10

7 jun, 2022 | Código Florestal, Implantando o Código Florestal, Notícias

No dia 26 de maio o Observatório do Código Florestal realizou sua Reunião Anual de Membros. O encontro aconteceu no Rio de Janeiro na ocasião do Código Florestal +10 e contou com a participação virtual e presencial da maioria das 39 organizações da sociedade civil que compõem a rede.

Entre os temas debatidos, os desafios e gargalos para implementação do Código enfrentados até o momento serviram de base para a proposição de uma agenda positiva com estratégias para o efetivo cumprimento da lei. As organizações integrantes do coletivo puderam compartilhar suas experiências e os desafios específicos de cada território para a implementação dos processos previstos na Lei. 

Carolina Schäffer, vice-presidente da Apremavi, que participou do evento, enfatizou que está mais do que na hora do Código Florestal ser implementado e que é totalmente possível isso ser feito. “A atuação em rede é fundamental para que todas as ações se concretizem”, complementa. 

Registro da Reunião Anual de Membros do OCF, realizada em maio. Foto: Arquivo OCF. 

O Código +10

O Código Florestal +10 marcou os dez anos da edição da nova Lei de proteção da vegetação nativa do Brasil, através da construção de uma agenda positiva para o efetivo cumprimento da legislação. Após o Brasil atingir números recordes de desmatamento em 2021, fica evidente a necessidade e a urgência de envolver diversos segmentos da sociedade nessa força tarefa.

Foi realizado no formato híbrido entre os dias 23 de maio até 02 de junho, com oficinas e mesas de debate online, reuniões presenciais e lançamento de materiais, entre eles a nova publicação da Apremavi – a Cartilha Planejando Propriedades e Paisagens Sustentáveis.

As sessões foram apresentadas por diferentes organizações, consideradas referências nos temas abordados. O evento também fez parte da plataforma Rio 2030, que tem como objetivo elaborar e implementar soluções referentes aos desafios da Agenda 2030.

Para rever os debates, acesse: 

Autora: Carolina Schäffer
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto

Pin It on Pinterest