O Programa Matas Legais desenvolve ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal para ajudar a recuperar os remanescentes florestais nativos, melhorar a qualidade de vida da população e minimizar os impactos da produção florestal, levando em consideração o planejamento de propriedades e paisagens.
Dentro do Programa, a palavra Legal procura traduzir dois sentidos: o Legal do cumprimento da Legislação Ambiental e o Legal da expressão de lugar agradável, bonito e bom de se viver.
O Programa teve início no Alto Vale do Itajaí em 2005 e foi expandido para o Planalto Serrano e para o Paraná. Foram doadas mais de 400.000 mudas nativas para agricultores recuperarem as APPs (Áreas de Preservação Permanente) e para paisagismo.
Com bons frutos aparecendo a Apremavi vai retratar periodicamente as atividades desenvolvidas dentro do Programa, iniciando com um fomentado que é exemplo de dedicação, agricultor familiar, onde praticamente todas as atividades da propriedade são desenvolvidas por ele e sua esposa.
Valmor Catafesta trocou o ofício de caminhoneiro para seguir a profissão de agricultor como o pai, planta milho, tem horta, e a quatro anos o agricultor tem uma granja de porcos, em Rio do Oeste. Para diversificar a propriedade, ele também apostou no plantio de eucalipto há três anos, são 5 ha com 9.000 mudas, espera fazer o primeiro desbaste com quatro anos.
Decisões simples fazem a diferença, foi assim que aconteceu em sua propriedade, ao plantar 3.000 mudas de espécies nativas, como a canela sassafrás, aroeira, araçá, guabiroba ao longo do rio que passa na propriedade e perto da casa para embelezamento.
A nova alternativa de renda do agricultor veio do Programa que alia o plantio de árvores para fim comercial e a recuperação de APPs, onde os técnicos visitam as propriedades e orientam sobre o manejo do solo e fazem educação ambiental.
O eucalipto está tendo uma ascensão na região do Alto Vale do Itajaí, mas de fato o diferencial desse plantio na propriedade foi o destaque que o fomentado teve no quesito ambiental. A serenidade, a consciência, e a atenção dispensada pelo Valmor, junto às equipes da Apremavi e Klabin compartilhando de ideias que objetivam o desenvolvimento de uma silvicultura sustentável para a região do Alto Vale do Itajaí, isso lhe valeu o título de fomentado destaque no ano de 2008 e em agosto do mesmo ano o programa Globo Rural da Rede Globo exibiu uma matéria sobre a parceria e o caso de sucesso do seu Valmor.
Na tarde do dia 25 de agosto, os técnicos da Apremavi, Tatiana e Leandro, receberam Catafesta, esposa e filhos no viveiro Jardim das Florestas. A família conheceu o Parque Municipal Natural Mata Atlântica, fazendo a trilha até a cachoeira do Gropp e também uma visita ao Museu. Depois retornaram ao viveiro onde conheceram a produção das mudas, as espécies disponíveis e o ambiente de trabalho.
Fotos: Leandro Casanova e Tatiana Arruda Correia