Os Serviços Ecossistêmicos das Abelhas e a Flora Apícola

20 maio, 2023 | Notícias

As abelhas e os demais insetos polinizadores são responsáveis diretos pelo bem-estar humano através da manutenção da saúde e função do ecossistema, reprodução de plantas selvagens, produção na agricultura e segurança alimentar.

A biodiversidade de abelhas no mundo todo é muito grande, mais de 20.000 espécies de abelhas foram descritas em todo o mundo. Elas retiram da natureza diversas substâncias: néctar, pólen, resinas, água e até alimentos de outras colmeias. As atividades de coleta desses recursos variam amplamente e, de modo geral, estão relacionadas com a construção do ninho, a defesa da colmeia e a coleta de alimentos¹.

O pólen e o néctar encontrados nas flores constituem basicamente sua única fonte de alimento, sendo que o pólen é fonte concentrada de proteína e o néctar importante fornecedor de energia, contendo sacarose, frutose e glicose, essenciais para a sobrevivência das colônias. Daí a importância das floradas e do conhecimento das épocas de suas ocorrências por parte do apicultor, para a vida e produção da colônia: a conservação e enriquecimento da flora apícola proporcionam uma boa produção de mel e, consequentemente, garantem o sucesso da atividade. Ao mesmo passo, florestas são restauradas ou enriquecidas com novas espécies.

Entretanto, além da produção de alimentos e produtos para os agricultores, apicultores, meliponicultores e consumidores, as abelhas são organismos extremamente importantes por serem agentes polinizadores das diferentes espécies botânicas que podem ser vegetais nativos e cultivados. Os serviços ecossistêmicos proporcionados pelos polinizadores contribuem para o equilíbrio das populações de plantas e a sustentabilidade das populações de animais silvestres, que vivem em ecossistemas naturais ou agroecossistemas e deles tiram seu sustento, e contribuem também para os meios de subsistência de agricultores em todo o mundo².

A flora apícola principal é constituída pelas plantas de maior fluxo nectarífero³, normalmente formam pastos densos, com floradas prolongadas.

especies apicolas abelhas

As vegetações subarbustivas e arbustivas nativas, em sua maioria, costumam apresentar maiores fluxos de néctar, com grande concentração de açúcares, sendo fontes importantes na produção de mel apícola. Para viabilizar a produção de mel, uma estratégia que tem fundamental importância é realizar o enriquecimento da flora na propriedade, em áreas de preservação permanente, em remanescentes florestais, em florestas secundárias e no paisagismo da propriedade, contribuindo para a aceleração na regeneração da floresta.

Registro de algumas espécies apícolas da Mata Atlântica. Na sequência: grumixama, pitanga, paineira-rosa e goiaba-da-serra. Fotos: Arquivo Apremavi.

A apicultura é uma atividade que vai além da produção de mel, pois está intrinsecamente ligada à preservação das áreas naturais e do equilíbrio do ambiente. Contribui para o alcance de muitos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ela fornece renda, melhorando os meios de subsistência nas comunidades rurais e entre os povos indígenas.

 

Os Serviços Ecossistêmicos

A polinização é considerada um serviço ecossistêmico regulatório, fundamental para a manutenção dos ecossistemas terrestres. A Classificação Internacional Comum de Serviços Ecossistêmicos (CICES), liderada pela Agência Ambiental Europeia (EEA), reconhece três categorias de serviços: de provisão, regulação e cultural. O reconhecimento dos Serviços Ecossistêmicos possibilita a valorização dos mesmos, sobretudo ao relacioná-los com o bem-estar humano, desenvolvimento da ciência e para a formulação de políticas públicas.

Uma outra perspectiva, liderada pelos pesquisadores da  Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES),  promove uma visão menos utilitarista das interdependências bióticas, e propõe que o que atualmente são reconhecidos como Serviços Ecossistêmicos sejam observados como “Contribuições da Natureza para as Pessoas”. Essa abordagem defende que, embora a natureza ofereça uma recompensa de bens e serviços essenciais, como alimentos, proteção contra inundações e muito mais, possui também um rico significado social, cultural, espiritual e religioso, incalculáveis materialmente, mas que precisam ser considerados nas discussões e para a elaboração de políticas públicas. 

 

Dia Mundial das Abelhas

A Assembleia Geral da ONU declarou 20 de maio como o Dia Mundial das Abelhas. A sugestão foi feita pela Eslovênia, que engajou ativamente a sua rede diplomática para garantir um amplo apoio internacional. A data é um passo importante para a proteção das abelhas e de outros polinizadores, estimulando assim a segurança alimentar global e a erradicação da fome em países em desenvolvimento. Além disso, a iniciativa é também um passo para prevenção de maiores perdas de biodiversidade e de degradação de ecossistemas, o que contribui para alcançar as metas de desenvolvimento sustentável definidas pela Agenda 2030.

O desmatamento e o uso de agrotóxicos são as principais causas da morte de populações de abelhas. O risco aos polinizadores tem se agravado cada vez mais no Brasil, já que novos agrotóxicos foram liberados e o “Pacote do Veneno“, que prevê uma série de flexibilizações em relação ao uso dos químicos com potencial risco à saúde, segue em tramitação no Congresso Nacional. 

Referência Bibliográficas

REFERÊNCIAS CITADAS
¹ ROUBIK, D.W. 1989. Ecology and natural history of tropical bees. Cambridge Univ Press, New York. 514p.

² REISDÖRFER, A.F. Mercado apícola. Conselho em revista, Conselho em revista Porto Alegre, n. 27, ano 3, p. 13 – 15. 2006.

³ ALMEIDA, D. [et al.]. T. Piracicaba: ESALQ – Divisão de Biblioteca e Documentação, 2003. 40 p. – – (Série Produtor Rural, Edição Especial)

CONSULTAS
DÍAZ, Sandra; PASCUAL, Unai; STENSEKE, Marie; MARTÍN-LÓPEZ, Berta; WATSON, Robert T.; MOLNÁR, Zsolt; HILL, Rosemary; CHAN, Kai M. A.; BASTE, Ivar A.; BRAUMAN, Kate A.. Assessing nature’s contributions to people. Science, [S.L.], v. 359, n. 6373, p. 270-272, 19 jan. 2018. American Association for the Advancement of Science (AAAS). http://dx.doi.org/10.1126/science.aap8826.

GOVERNO DO BRASIL. Lei Nº 14.119: Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/33089316/publicacao/33104500. Acesso em: 15 maio 2023.

POTTS, Simon G.; IMPERATRIZ-FONSECA, Vera; NGO, Hien T.; AIZEN, Marcelo A.; BIESMEIJER, Jacobus C.; BREEZE, Thomas D.; DICKS, Lynn V.; GARIBALDI, Lucas A.; HILL, Rosemary; SETTELE, Josef. Safeguarding pollinators and their values to human well-being. Nature, [S.L.], v. 540, n. 7632, p. 220-229, 28 nov. 2016. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1038/nature20588.

Autora: Tatiana Aruda Correia
Revisão: Ariel Stefaniak, Carolina Schäffer e Vitor L. Zanelatto

Pin It on Pinterest