Parque Nacional das Araucárias comemora 7 anos

29 out, 2012 | Notícias, Parque Nacional das Araucárias, Parques e UCs

No dia 19 de outubro de 2012 o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou a 6ª reunião ordinária do conselho consultivo do Parque Nacional (PARNA) das Araucárias, data que representa o aniversário de 7 anos de criação desta Unidade de Conservação. Com apoio da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e as Comunidades de Bela Planície e Rio do Poço, diferentes atividades foram realizadas no município de Passos Maia (SC), envolvendo conselheiros, pesquisadores, alunos e professores da região.

O momento inicial foi de apresentação dos participantes e de capacitação dos novos conselheiros, por meio de palestra proferida por Juliano Rodrigues Oliveira, gestor do PARNA das Araucárias, em atividade realizada no Centro de Convivência do Idoso de Passos Maia. Juliano apresentou informações sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), sobre o Parque e seu conselho, num momento de diálogo e nivelamento de informações. Também houve relatos de experiência dos conselheiros antigos, que falaram sobre a participação e a influência do conselho na região, além dos desafios e perspectivas para a continuidade dos trabalhos.

Destaca-se também a apresentação realizada pelas pesquisadoras Dra. Vanessa T. Kanaan e Joice R. Pedroso, as quais vem trabalhando na  reintrodução do papagaio-do-peito-roxo no Parque e região, em projeto que coloca em prática ações previstas no plano de manejo desta UC.

O almoço foi preparado pela Associação Amigos do Cavalo, cuja organização contou com o apoio da conselheira Cleusa Gabiatti, que no conselho do Parque representa as comunidades Bela Planície e Rio do Poço.

À tarde os conselheiros foram até o Colégio Estadual Corália Gevaerd Olinger, para divulgar o Parque e conversar com professores e alunos. Reunidos na área coberta do colégio, alunos e professores puderam conhecer mais sobre o PARNA das Araucárias, por meio da conversa com o gestor do Parque e conselheiros e assistindo ao vídeo “O Parque Nacional das Araucárias e a Estação Ecológica Mata Preta: Unidades de Conservação da Mata Atlântica”. Também foram deixados materiais educativos na escola, como folders e cartazes sobre as UCs e exemplares do livro “Gestão Participativa em Unidades de Conservação: uma experiência da Mata Atlântica, lançado pela Apremavi em 2012 durante o Seminário de Gestão Participativa em UCs e no VII Congresso Brasileiro de UCs, realizado em Natal (RN).

Após as atividades na escola, os conselheiros retornaram para a assembleia ordinária do conselho, para eleição de sua nova diretoria, que ficou com a seguinte composição: Vice-presidente: Edmir de Campos Guimarães, representando os proprietários do setor de agropecuária; 1ª secretária executiva: Cleusa Gabiatti, representando as comunidades de Bela Planície e Rio do Poço; 2º secretário: Marcos Alexandre Danieli, representando a Apremavi. Além da eleição, foi criado um grupo de trabalho voltado à revisão do regimento interno, seguindo ainda com a discussão de outros temas de interesse.

Autor: Marcos Alexandre Danieli.

Pin It on Pinterest