Parque Nacional das Araucárias iniciará visitação pública

22 out, 2015 | Notícias

O Conselho Consultivo do Parque Nacional das Araucárias tem a enorme satisfação em convidar a população em geral para comemorar o aniversário de 10 anos de criação do Parque e o início da visitação pública, a partir das 13h do dia 25 de outubro de 2015, domingo, na Comunidade Rio do Poço, município de Passos Maia (SC).

Haverá trilhas e atividades ecológicas para você e sua família e sinalização nas estradas de Ponte Serrada e Passos Maia, indicando como chegar ao local. Se houver chuva, o encontro será na Associação Amigos do Cavalo, na Comunidade Bela Planície, Passos Maia.

A programação de abertura também conta com:

Sessões solenes de abertura do Parque
Dia 19/10/2015 (segunda-feira), às 15h, na Câmara de Vereadores de Passos Maia.
Dia 23/10/2015 (sexta-feira), às 18h30, na Câmara de Vereadores de Ponte Serrada.

Feira de Saberes e Sabores

Pesquisadores, conselheiros do Parque, parceiros e apoiadores! Tragam seus banners, cartazes, folders, livros, fotografias, filmes, artesanato e demais materiais! Teremos tendas e montaremos uma exposição relacionada ao Parque! Será um momento para compartilhar experiências!

Aproveite para chegar antes, conhecer os atrativos da região e almoçar perto do Parque.

Para Juliano Rodrigues Oliveira, gestor do Parque, o ICMBio fica feliz em colocar à disposição da comunidade mais um Parque Nacional. “Estamos iniciando as atividades de uso público no Parque Nacional das Araucárias, em um momento muito especial, pois comemoramos o aniversário de 10 anos de criação da unidade. E foi justamente a sociedade local que se manifestou, através do conselho consultivo do parque, pedindo que déssemos início a essas atividades”, destaca Oliveira.

Ele complementa que a comemoração no dia 25 estará aberta a todos, sem a necessidade de agendamentos, e que após o evento, as visitas às áreas do Parque acontecerão de forma agendada, para pequenos grupos. Depois de algum tempo, a atividade será reavaliada para fazer as correções necessárias. “Certamente, com o apoio das instituições e pessoas envolvidas, será um grande sucesso e vai contribuir muito para a unidade de conservação cumprir os objetivos para os quais foi criada. Pessoalmente, agradeço a todos pelo empenho e também pela oportunidade de aprender tanto”, ressalta Oliveira.

“Hoje o município está entendendo que o Parque é uma grande oportunidade para Passos Maia e Ponte Serrada fazerem diferença e serem reconhecidos internacionalmente por ser sede do Parque”, frisou Ivandre Bocalon, Prefeito de Passos Maia, durante a Sessão Solene em homenagem aos 10 anos de criação do Parque, realizada na Câmara de Vereadores deste município.

Bocalon comenta que a abertura será simples e simbólica para a grandiosidade do Parque, mas decisiva para avançar na gestão e uso público: “Temos muito orgulho viver este momento histórico, de comemoração dos 10 anos de criação do Parque Nacional das Araucárias e o início da visitação pública. Lá na frente vejo os frutos sendo colhidos pelos moradores do município”, aponta.

Marcos Alexandre Danieli, representante da Apremavi e segundo secretário executivo no conselho, relembra que a criação e planejamento do Parque representaram um grande esforço empreendido, de instituições e pessoas dedicadas a ver o Parque funcionando: “Para a Apremavi, é uma enorme satistação poder olhar a trajetória do Parque Nacional das Araucárias e perceber que as ações e projetos geraram resultados importantes, que hoje contrinuem efetivamente com a gestão da Unidade, a exemplo dos projetos voltados à elaboração do plano de manejo, formação e fortalecimento do conselho, realizados pela Apremavi, em parceria com o ICMBio e diversas instituições. A abertura à visitação é um retorno mais que merecido à comunidade local”, conclui.

Quedas do Rio Chapecó no Parque Nacional das Araucárias. Foto: Marcos Alexandre Danieli.

Parque Nacional das Araucárias

O PARNA das Araucárias foi criado no ano de 2005, em Passos Maia e Ponte Serrada, com 12.841 hectares e é gerenciado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além da proteção ambiental, pesquisas científicas e atividades de educação ambiental, sua grande vocação é receber a visitação de pessoas interessadas em turismo ecológico e recreação em contato com a Natureza.

Para mais informações entre em contato com Juliano Oliveira no telefone (46) 3262-5099 ou pelo e-mail juliano.oliveira@icmbio.gov.br.

Para acompanhar tudo que acontece no Parque, acesse a página do Parque no Facebook e dê o seu like!

Pin It on Pinterest