Pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos (NUPECCE) da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP, de Jaboticabal-SP, estão pesquisando a população de cervídeos (veados) existente na Estação Ecológica (ESEC) Mata Preta, em Santa Catarina.

O projeto “Distribuição e estimativa populacional do veado-mão-curta (Mazama nana) utilizando amostragem genética não invasiva e modelagem”, tem como objetivo determinar a distribuição, a abundância e a proporção sexual da população da espécie na unidade de conservação.

O veado-de-mão-curta (Mazama nana) é a menor espécie do gênero, com cerca de 15 Kg e cerca de 50 cm de altura. Pouco conhecida pela ciência, tem como área de vida florestas, principalmente no sul do Brasil, onde a exploração madeireira e a abertura de áreas para agricultura reduziram seu habitat. A espécie consta na Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção no Brasil e foi classificada como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Na pesquisa, são coletadas e analisadas amostras de fezes desses animais das quais é extraído DNA, o que permite identificar a espécie e obter informações sobre cada indivíduo em particular. Na primeira fase do projeto, em 2012, o pesquisador Márcio Leite de Oliveira, com sua equipe, coletou as primeiras amostras de fezes e verificou a ocorrência de três espécies de veados na ESEC utilizando a metodologia. Nessa fase foram definidas as melhores áreas para coleta de amostras. A pesquisa conta com o apoio da empresa Madepar S.A. Madeiras do Paraná, proprietária da área.

Na segunda fase do projeto, foi definido um grid com sete trajetos de 2 quilômetros, para a coleta de fezes em duas campanhas. No campo, a equipe de pesquisadores vai acompanhada da cachorra “Granada”, de propriedade do NUPECCE, especialmente preparada e treinada para localizar fezes de cervídeos. Na primeira campanha, em maio/junho de 2013, foram coletadas cerca de 70 amostras, posteriormente encaminhadas para as análises no laboratório. A próxima campanha deverá acontecer em julho de 2013.

A pesquisa já indicou que a ESEC Mata Preta possui populações de três espécies de cervídeos: o veado-vermelho ou veado-mateiro (Mazama americana), o veado-virá ou veado-catingueiro (Mazama guazoubira) e o veado-poca ou veado-de-mão-curta (Mazama nana), esta ameaçada de extinção.

O incentivo à realização de pesquisas científicas é um dos objetivos da ESEC, que converge com seu Plano de Ação para Conservação (PCA), elaborado pela Apremavi e Cinco Reinos no ano de 2009, com anuência do ICMBio.

Segundo Antonio de Almeida Correia Junior, analista ambiental da ESEC Mata Preta, as informações produzidas vão auxiliar a equipe de gestão da unidade no estabelecimento de estratégias para a conservação de biodiversidade nesses três fragmentos de floresta ombrófila mista remanescentes no oeste de Santa Catarina.

Pin It on Pinterest