Pessegueiro-bravo, espécie secundária apreciada pelo sabiá

20 nov, 2023 | Atrativos de fauna, Guia de Espécies, Notícias

O pessegueiro-bravo (Prunus myrtifolia), também conhecido popularmente como pessegueiro-do-mato, é uma espécie de árvore que ocorre na América do Sul, nos países da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil em quase todos os biomas. A árvore chega atingir 15 m de altura e as flores exibem tonalidade branca, enquanto os frutos adquirem uma tonalidade vinhosa ao amadurecer, não sendo adequados ao consumo humano. Sua principal característica é a presença de um par de glândulas na base das folhas

Uma característica notável do pessegueiro-bravo é a sua toxicidade para animais, especialmente nas cascas, folhas e sementes, que podem causar sintomas como desequilíbrio, cólicas e tremores musculares, conforme observado em bovinos.

É uma espécie secundária que habita preferencialmente florestas abertas e clareiras. Apresenta grande potencial na utilização de restauração de áreas degradadas, por não apresentar muitas restrições quanto às características do solo para se desenvolver. Isso é particularmente vantajoso em solos ácidos, álicos e excessivamente úmidos, contanto que estejam sombreados por espécies pioneiras. Recomenda-se o plantio misto, combinando o pessegueiro-bravo com essas espécies pioneiras.

Além do seu papel na restauração, a importância do pessegueiro-bravo se estende à fauna. A árvore é polinizada por abelhas, e seus frutos são consumidos por pássaros, como o sabiá e os sanhaços, contribuindo para a dispersão das sementes. As folhas do pessegueiro-bravo também desempenham um papel na vida de lagartas, que as utilizam na formação de casulos, criando uma curiosa estrutura em forma de “charuto”.

Registros do pessegueiro-bravo (Prunus myrtifolia) (L.) Urb. Fotos: Flora Digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (CC BY-NC-SA 4.0 DEED).

Pessegueiro-bravo

Nome científico: Prunus myrtifolia (L.) Urb.
Família: Rosaceae.
Utilização: madeira utilizada na construção civil, fabricação de cabo de ferramentas e móveis. Espécie utilizada para paisagismo urbano. Seus frutos servem de alimento para várias espécies de aves.
Coleta de sementes: no chão após a queda.
Época de coleta de sementes: junho a agosto.
Fruto: vermelho, com pouca polpa, contendo uma semente, possuindo aproximadamente 1cm.
Flor: branca.
Crescimento da muda: médio
Germinação: normal.
Plantio: mata ciliar, área aberta.
Status de conservação: pouco preocupante – LC (não ameaçada).

Registro do pessegueiro-bravo (Prunus myrtifolia) (L.) Urb.

Exsicata de pessegueiro-bravo (Prunus myrtifolia). Foto: University of Mary Washington Herbarium (CC BY-NC 3.0 DEED).

Referências:

Gava, A., Stolf, L., Neves, D. S., Stolf, O., Varaschim, M. S., & Ferreira, E. M. M. (1992). Intoxicação experimental por Prunus sellowii (Rosaceae) em bovinos. Pesq. Vet. Bras, 12(1/2), 1-4.
Lorenzi, H. (1992). Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil (Vol. 1, p. 196). Nova Odessa: Plantarum.
Pissatto, M. (2016). Fenologia reprodutiva de Prunus myrtifolia (L.) Urb. e Casearia sylvestris Sw em clima subtropical no Sul do Brasil.
Prochnow, M. (org) (2007). No Jardim das Florestas. Rio do Sul: Apremavi.
Prunus in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB26058>. Acesso em: 17 nov. 2023

Autora: Thamara Santos de Almeida | Revisão: Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: Flora Digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (CC BY-NC-SA 4.0 DEED).



Pin It on Pinterest