Plano Participativo: vote pelo enfrentamento da emergência climática

12 jul, 2023 | Notícias

O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento mais importante para implementação das políticas públicas no Brasil. Ele define como o investimento do governo será feito durante a sua gestão. Por isso é muito importante a participação de todos para garantir que a política seja feita por e para todos.

O atual governo abriu uma nova maneira de elaborar o PPA. É o Plano Participativo em que toda a sociedade pode participar da seguinte maneira:

  1. Votando nas propostas oficiais dos ministérios; e
  2. Elaborando e apresentando propostas como cidadão ou membro de uma entidade/organização da sociedade civil.

Nesse sentido, a Apremavi assina com outras organizações uma carta apoiando a campanha do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança Climática solicitando que as pessoas votem na proposta de “Enfrentamento da Emergência Climática”. Essa proposta prevê o fortalecimento da ação nacional frente às alterações do clima, enfrentando os desafios da redução de impactos climáticos e adaptação; e promovendo a resiliência aos eventos climáticos extremos, viabilizando de forma transversal as oportunidades da transição para a economia de baixo carbono.

Em termos práticos, a proposta prevê várias ações como por exemplo, desenvolver um plano de monitoramento, prevenção, controle e resposta rápida para desastres ambientais, bem como o planejamento urbano de médio e longo prazo, que permitam às cidades e áreas urbanas mais vulneráveis se adaptarem aos riscos de eventos climáticos extremos.

Plano Participativo: vote pelo enfrentamento da emergência climática

Para participar do processo de escolha dos temas prioritários do PPA, basta acessar o site do Governo Federal até o dia 16 de julho e votar na proposta do Ministério do Meio Ambiente: “Enfrentamento de Emergências Climáticas”, através deste link.

Autoras: Carolina Schäffer e Miriam Prochnow.

Pin It on Pinterest