Plantando o Futuro recebe grant para impulsionar atividades

9 out, 2020 | Notícias, Plantando o Futuro

O Grupo Plantando o Futuro, coletivo de jovens ambientalistas com atuação voltada para a preservação e recuperação do Meio Ambiente, promoção de educação ambiental e ativismo climático, recebeu no último mês um grant para impulsionar futuras ações. O apoio vem da organização filantrópica Peace First, com sede nos Estados Unidos e que tem como missão viabilizar a execução de boas ideias de iniciativas lideradas por jovens com impacto social.

O processo para que o apoio se concretizasse foi bastante longo, e teve início ainda antes da pandemia, em fevereiro deste ano. A Peace First, que ainda não havia atuado no Brasil, lançou seu primeiro edital para projetos “canarinhos” com o apoio do ativista Luan Torres, que atuou como conselheiro do projeto. Foram selecionadas cerca de 60 iniciativas brasileiras, que precisaram apresentar um projeto estruturando suas ideias e apresentando como as mesmas seriam traduzidas em ação. Aqueles que tiveram seus projetos aprovados pela organização puderam requerer um apoio financeiro de até U$ 250,00, não reembolsáveis e sem a necessidade de contrapartidas financeiras para o recebimento. O objetivo da oferta deste grant é viabilizar materiais e estrutura mínima para que jovens com atuação social e ativista possam colocar seus projetos em prática, buscando a paz, igualdade, justiça e a mitigação das grandes crises que nossa geração enfrenta.

O Plantando o Futuro obteve esse reconhecimento através do detalhamento de seus objetivos e princípios, segundo o membro do grupo Vitor Lauro Zanelatto, que coordenou o processo de captação. “Apresentamos nosso trabalho consistente, realizado nos últimos anos aqui na região. As intenções do nosso grupo se encontram com a Peace First, e esse apoio será de grande valia para a execução de algumas ações que já tínhamos o interesse de fazer há algum tempo”, relata Vitor.

Confira os objetivos específicos do projeto:

  • Proporcionar aos membros do Plantando o Futuro, com apoio de escolas e governos locais, visitas a escolas para apresentar o movimento Fridays For Future e o Plantando o Futuro. Fornecer espaços de aprendizado, estudo e protagonismo aos membros do Plantando o Futuro, como a presença em palestras, seminários, workshops e mobilizações sobre os temas trabalhados.
  • Realizar plantios de árvores, manutenção de jardins, criação de hortas públicas, bosques e restauração de áreas degradadas, sobretudo em espaços públicos, e convidar a sociedade para participar da atividade.
  • Produzir Conteúdos para o site, mídias sociais e canal no YouTube, entre outras plataformas online.
  • Realizar mobilizações Fridays For Future em espaços públicos, como praças, escolas, parques, e sedes de governos.
  • Promoção de reuniões com governantes e parlamentares para a apresentação de demandas em prol do Meio Ambiente, especialmente no que tange a políticas Climáticas. Enquanto perdurar a pandemia de COVID-19, essas manifestações poderão ser realizadas de forma digital.

A aprovação do projeto ocorreu em maio, e o recebimento dos recursos no início de setembro. O grant tem destino certo, já especificado no projeto que foi submetido à organização concedente; e deverá resultar em investimentos nos seguintes tópicos:

  • Aquisição de materiais para a realização de futuras ações;
  • Produção de banners, folders e outros materiais de divulgação;
  • Obtenção de materiais didáticos, formações ou cursos para os membros do grupo;
  • Aquisição de itens para os membros do Plantando o Futuro, como camisetas e protetor solar;
  • Compra de materiais para mobilizações Fridays For Future.

Com a pandemia de Covid-19 e impossibilidade de realização de ações presenciais, a Coordenadoria do Grupo Plantando o Futuro está articulando como será realizada as próximas ações, haja vista que muitas das atividades listadas na proposição inicial não poderão ocorrer. Uma das estratégias é adquirir materiais já para a atuação em 2021, e manter os investimentos e foco do grupo neste ano nas ações de comunicação e produção de materiais.

Nesse sentido,uma das metas para o último trimestre é promover atividades do Projeto Sementinha, que ainda não ocorreram neste ano. “Estamos articulando com as professoras da E.E.B. “Dr. Frederico Rolla” a proposição de algumas atividades para as crianças, de uma forma interativa e com muito aprendizado. O grant possibilitou a aquisição de alguns materiais para as atividades de educação ambiental, e vamos nos esforçar para que eles sejam aproveitados da melhor forma”, afirma Vitor Zanelatto.

Atividades desenvolvidas no Projeto Sementinha, em 2019. Fotos: Arquivo Plantando o Futuro.

Agradecimentos

O Grupo Plantando o Futuro gostaria de agradecer todas as pessoas envolvidas com a iniciativa desde sua fundação, em 2016. Sem um histórico de trabalho consistente o reconhecimento por parte da Peace First não seria possível. Além disso, a Coordenadoria gostaria de expressar sua gratidão aos seguintes parceiros, essenciais para o processo de inscrição e aprovação do projeto que resultou no grant:

  • E.E.B. “Dr. Frederico Rolla”, por todo apoio, auxílio e confiança e nossas ações;
  • Carolina Schaffer, pelo auxílio na tradução dos textos que serviram de base para a inscrição do Plantando o Futuro no projeto da Peace First;
  • Luan Torres e Mariano Miranda, por viabilizar o processo de reconhecimento da Peace First no Brasil.

 

Sobre a Peace First

A Peace First teve início como um programa dirigido por estudantes na Universidade de Harvard. Sua principal missão é ajudar jovens em todo o mundo a se tornarem poderosos pacificadores e protagonistas, através de quatro pilares:

  • Investindo em suas ideias;
  • Fornecendo-lhes ferramentas e habilidades;
  • Conectando-os a outros jovens incríveis ao redor do mundo;
  • Compartilhando suas histórias e impacto com o mundo.

A atuação da organização parte do entendimento de que a violência é generalizada em nossa cultura e afeta os jovens todos os dias, e que essas experiências têm um efeito devastador no desenvolvimento saudável dos jovens e contribuem para um ciclo que está na raiz de tantos outros problemas em nosso mundo. O trabalho, iniciado há mais de vinte anos, aposta na atuação das juventudes para a mitigação de grandes injustiças, como o racismo, educação precária, crise climática, acesso a alimentação e saúde de qualidade.

Saiba mais sobre a Peace First.

Autor: Vitor Lauro Zanellato.

Pin It on Pinterest