Contribuir para a conscientização sobre a importância da fauna e flora regional é o propósito do Programa Caiubi de Educação Ambiental, desenvolvido pela Klabin e oferecido a professores e alunos de escolas públicas das comunidades onde a empresa atua. O Programa foi lançado em Santa Catarina, primeiramente no município de Bocaina do Sul, nos dias 29 e 30, e seguirá para outras cidades do estado.
Para despertar o interesse dos envolvidos, o Caiubi realiza seminários, palestras, cursos teóricos e práticos, além de diversas ações que têm o meio ambiente como tema.
O Caiubi capacita professores a desenvolverem atividades de educação ambiental com seus alunos, que se tornam multiplicadores das informações.
O objetivo é conscientizar as crianças para que elas tenham um comportamento ambientalmente correto e contribuam para a melhoria da qualidade de vida de suas famílias e de toda a comunidade.
Realizado em parceria com a Secretaria de Educação do município catarinense, o lançamento do programa aconteceu em duas etapas. No dia 29 a Klabin realizou evento com 30 professores da rede municipal e estadual.
Nesse primeiro dia de treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer assuntos relacionados às áreas florestais da Klabin, o sistema de Gestão Ambiental Industrial e Controle de Incêndios florestais da empresa, entre outras ações da companhia voltadas para a preservação da natureza.
O evento contou com a participação da Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí – Apremavi que através do seu presidente Edegold Schäffer que realizou palestra com os temas: educação ambiental e legislação e apresentou os trabalhos realizados pela instituição.
Já a apresentação do programa Matas Legais foi feita pelo técnico da Apremavi, Edinho Pedro Schaffer e pela estagiária Leoniria Assing através de uma atividade lúdica, utilizando o joguinho "Fique Legal", em formato gigante. Após o jogo foram distribuídos Kits e mudas do programa.
No dia 30, os professores seguiram para a Unidade da Klabin em Correia Pinto para visitarem a unidade e participarem, juntamente com coordenadores e gerentes, do evento de reabertura da Trilha Araucária Klabin. Localizada nas proximidades da empresa, com 1.260 metros, a trilha é entremeada pela mata nativa das áreas florestais da Klabin e foi restaurada com o apoio do projeto Planejando Propriedades e Paisagens executado pela Apremavi.
Criado em outubro de 2001, o Programa Caiubi já está em atuação nas cidades de Telêmaco Borba (PR) e Ponte Nova (MG), municípios onde a Klabin está presente. Em 2006, o Programa comemorou o número de 107 mil alunos beneficiados e 401 professores capacitados. Os colaboradores da empresa também recebem treinamento em educação ambiental com enfoque semelhante ao que é utilizado para os professores.
A Apremavi já é colaboradora do Caiubi desde 2005, quando Miriam Prochnow proferiu palestra em Telêmaco Borba e conheceu de perto o programa e as atividades que a Klabin desenvolve no Paraná.