A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), em parceria com a empresa Bravo Consultoria Ambiental de São Paulo, estão desenvolvendo desde junho de 2010 o projeto de recuperação de áreas através do Programa Clima Legal.
Até o momento foram plantadas 21.240 mudas de árvores nativas nas cidades catarinenses de Atalanta, Agrolândia, Santa Terezinha e Trombudo Central, objetivando a restauração florestal para contribuir com a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica, a manutenção de recursos hídricos e a compensação de emissões de gases de efeito estufa.
As perspectivas para o ano de 2012 são animadoras. Além do plantio de árvores nativas a parceria promove a educação ambiental através de atividades de informação e conscientização nas comunidades.
Edegold Schäffer, coordenador do projeto e presidente da Apremavi, comenta que o projeto foi concebido visando realizar a recuperação de áreas de Preservação Permanente (APPs), anteriormente utilizadas para pastagens e que se encontravam em processo avançado de erosão: "Algumas dessas áreas encontravam-se totalmente desprovidas de vegetação.
O projeto visa também contribuir com a ligação entre fragmentos florestais remanescentes, através da restauração das matas ciliares, formando corredores ecológicos, propiciando assim refúgio à fauna local e estimulando o seu fluxo gênico.
Confira no mapa as áreas plantadas até o momento:
Participe você também! Saiba mais sobre as espécies da Mata Atlântica.