Programa Matas Legais auxilia produtor a restaurar APP em Curiúva (PR)

28 fev, 2021 | Matas Legais, Notícias

Com o anseio de restaurar uma área degradada em sua propriedade, Geferson Boschetti, proprietário rural do município de Curiúva (PR), procurou a Apremavi para entender qual a melhor forma de recuperar o espaço onde verte uma nascente e também a mata ciliar em torno de um rio que perpassa a sua propriedade.

Para entender melhor a demanda e realizar o planejamento da ação, técnicos do Programa Matas Legais estiveram na Chácara São Judas Tadeu no dia 17 de fevereiro. Na análise in loco, diagnosticaram uma área de preservação permanente (APP) degradada de 0,40 ha. Para ajudar o proprietário a restaurar a área com o plantio de mudas nativas, foram doadas 612 árvores da Mata Atlântica com diferentes níveis e velocidade de crescimento: pioneiras (50%), secundárias (25%) e clímax (25%), totalizando 50 espécies diferentes nesse primeiro momento. O plantio foi realizado no dia 26 de fevereiro.

Além de garantir a proteção da APP, o plantio de novas florestas com espécies nativas também contribui para a manutenção genética da flora da região, atrai a fauna, garante serviços ecossistêmicos, propicia renda aos proprietários de terra e protege as fontes e recursos hídricos.

Feliz em participar do Projeto Matas Legais, Geferson agradeceu o empenho e dedicação da equipe. “Procurei contato com o Matas Legais para a recuperação da nascente na minha propriedade, pois, para mim, a proteção da água é de extrema importância, essencial para nós agora e para o futuro. Fiquei feliz em conhecer a seriedade de todos os envolvidos no projeto em melhorar a preservação da água em inúmeras propriedades, juntamente com o incentivo vindo da parceria para os pequenos produtores”, destaca o proprietário.

Além da doação das mudas e assistência técnica necessária, a equipe da Apremavi prestou orientações acerca da legislação ambiental, cuidados com a delimitação de APP, restauração e manutenção das mudas a serem plantadas.

Registro da área restaurada. Foto: Arquivo Apremavi.

O Matas Legais

Matas Legais é um projeto da parceria entre a Apremavi e a Klabin que objetiva desenvolver ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal, que ajudem a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, a melhorar a qualidade de vida da população e a aprimorar o desenvolvimento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.

A palavra legal procura traduzir dois sentidos: o de cumprimento da legislação ambiental e o de expressão de um lugar agradável, bonito e bom de se viver.

O projeto hoje tem duas frentes de atuação, uma em Santa Catarina e uma no Paraná, que trabalham no desenvolvimento de um modelo de planejamento de propriedades que leva em conta tanto a produção e o processo produtivo como a conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.

Autores: Weliton de Oliveira Machado e Vitor Lauro Zanellato.
Revisão: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest