No dia 21 de agosto, o Sesc e a Polícia Ambiental de Santa Catarina promoveram a primeira edição do Encontro Ambiental. O evento foi realizado na Pousada Rural, em Lages (SC), debateu o papel da comunidade e empresas na preservação do meio ambiente. Outro objetivo foi formar multiplicadores de informação sobre a importância da conservação dos recursos naturais. “Este encontro simbolizou nosso comprometimento com o desenvolvimento socioambiental da região”, afirmou Cláudio Souza, gerente da Pousada Rural. A Klabin e a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida) participaram apresentando o Programa Matas Legais, uma iniciativa que tem ajudado na conservação da Mata Atlântica no Estado.

O programa teve início em 2005, com a participação de 11 produtores rurais de Santa Catarina. No ano passado, os participantes já eram mais de 200, beneficiados com a doação de 258 mil mudas de espécies nativas – quantidade suficiente para recuperar mais de 80 hectares de matas. Em junho de 2008, o Matas Legais foi lançado no Paraná, consolidando o sucesso da iniciativa. “O programa é um instrumento eficaz de educação ambiental, pois orienta os produtores a planejar corretamente suas propriedades, aliando atividades produtivas à preservação ambiental”, explica José Totti, diretor da Unidade Florestal da Klabin. “Vamos mostrar que o Programa promove o cumprimento da legislação tornando a propriedade um espaço legal e agradável de se viver ”, completa Edegold Schaffer, presidente da Apremavi

O programa é voltado prioritariamente aos participantes do Programa de Fomento Florestal da Klabin, atividade econômica sustentável que gera renda aos produtores que optam pelo cultivo de pínus e eucalipto, espécies utilizadas no processo produtivo da empresa. Com o fomento e o Matas Legais, a companhia estimula a diversificação das atividades produtivas e a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), ligadas a nascentes, riachos e rios.

Além do papel das empresas na preservação da biodiversidade, o encontro também debateu cenários, oportunidades e desafios socioambientais, tema de Genebaldo Dias, doutor em ecologia pela Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do projeto de educação ambiental do Parque Nacional de Brasília.

Pin It on Pinterest