Programa Matas Sociais ajuda a restaurar mais 8 hectares em Sapopema (PR)

16 mar, 2021 | Matas Sociais, Notícias, Projetos da Apremavi

Ao todo, 11.286 mudas nativas da Mata Atlântica serão doadas pela Apremavi, através do Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, para a restauração, plantio de agrofloresta, paisagismo e enriquecimento de uma propriedade do município de Sapopema, no Paraná.

Os proprietários, Laércio Gomes Sardinha e sua esposa Isabel Lisandra de Sales, residentes em Londrina (PR), adquiriram a propriedade em 2020, até então utilizada para a pecuária. Após conhecerem os benefícios e as oportunidades do Programa Matas Sociais, decidiram restaurar um pouco mais de 08 hectares da propriedade com o plantio de espécies nativas da região e colocar em prática um sonho do casal.

 “Cresci na região, então meu sonho sempre foi comprar uma propriedade e ajudar a promover uma mudança na paisagem local utilizando as técnicas de restauração para devolver o verde, cuidar das águas e trazer de volta a fauna. Futuramente também queremos morar na propriedade”, comentou Laércio.

Situado no Bairro Serra Fria, o imóvel apresenta uma relevante riqueza hídrica – possui 05 nascentes que formam, juntamente com outras nascentes de propriedades vizinhas, um volume hídrico significativo para a região. Além do interesse na restauração das áreas degradadas e no desenvolvimento de técnicas produtivas sustentáveis, o casal também pretende desenvolver o turismo rural e ecológico na propriedade.

A primeira visita da equipe da Apremavi à área, em novembro de 2020, foi para realização do planejamento da restauração e as primeiras mudas foram disponibilizadas logo em seguida, em dezembro de 2020. Além da Apremavi, a comunidade local e os parceiros do programa, a Klabin e o SEBRAE, foram mobilizados para colocar a mão na terra e ajudar os proprietários no plantio das mudas nas áreas antes ocupadas com pastagem.

Árvores recém plantadas na propriedade de Sapopema (PR). Foto: Laércio Gomes Sardinha.

O Programa Matas Sociais

O Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, é resultado de uma parceria entre a Klabin, a Apremavi, o SEBRAE, e as prefeituras dos municípios da região de atuação do projeto, entre eles Sapopema (PR). Além da recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal e da conservação de remanescentes florestais, a iniciativa busca conciliar beleza e qualidade de vida com produtividade e rentabilidade, através da agricultura familiar, desenvolvimento da cadeia de produção e fortalecimento do empreendedorismo local.

Conheça mais sobre o programa aqui. 

Autores: Rafaela Cristine Sella Ertha, Vitor Lauro Zanelatto e Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest