Projeto Ambientalistas do Sul entrevista Miriam Prochnow, conselheira da Apremavi

25 jul, 2021 | Notícias

A sócia fundadora e conselheira da Apremavi, Miriam Prochnow, participou de uma entrevista onde comentou sobre o histórico de luta dos ambientalistas no Brasil. A iniciativa, coordenada pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, através da EcoAgência Solidária de Notícia Ambientais, trata como imprescindível o trabalho dos ambientalistas e tem como ênfase ouvir aqueles e aquelas que iniciaram ou testemunharam ao longo da vida eventos marcantes do ativismo ambiental no âmbito dos três estados da Região Sul.

O projeto conta com uma série de entrevistas gravadas por plataforma virtual, com ambientalistas que foram pioneiros e/ou se tornaram referência em seus estados de origem. Para a jornalista Míriam Santini de Abreu, os objetivos são honrar a luta desses militantes, cujas conquistas beneficiaram toda a sociedade em termos de qualidade de vida, e reconhecer os reflexos dessa luta na preservação ambiental. “Para além de um necessário registro histórico, as entrevistas promovem reflexões e inspiração para seguir lutando em defesa do equilíbrio ambiental”, complementa a jornalista.

A entrevista, que durou cerca de uma hora e pode ser assistida no YouTube daEcoAgência, traz detalhes da história de vida de Miriam Prochnow e toda sua trajetória na luta ambiental. Prochnow diz que o ambientalismo apareceu na vida dela na infância, que foi muito privilegiada por ter tido muito contato com a natureza. A mãe, Laura Prochnow, tinha um dos jardins mais bonitos da cidade e fornecia flores para os vizinhos. “Eu passava muito tempo estudando e minha mãe jogava flores pela janela pra mim. Eu também tive contato com rios, tomava muito banho de rio e passeava de canoa com meu pai, Erich Prochnow. Mais tarde encontrei o Wigold, em um baile de fim de ano, e no namoro fazíamos muitos programas ligados à natureza”, comenta ela com um sorriso no rosto.

Esse foi só o começo da trajetória de Prochnow como ativista. Saiba mais sobre o que despertou seu sentimento ativista conferindo a entrevista na íntegra:

Miriam Prochnow, sócia-fundadora e conselheira da Apremavi, é entrevistada para o Projeto Ambientalistas do Sul, promovido pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul. 

Autoras: Gabriela Schäffer e Míriam Santini de Abreu.

Pin It on Pinterest