Através da parceria entre a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), o Grupo de Apoio à Gestão do Parque Estadual das Araucárias (Grimpeiro) e a Cooperativa dos Produtores de Mate e Ervas Medicinais (Coopamater), foram construídos dois viveiros para produção de mudas florestais nativas, nos municípios de São Domingos (SC) e Santa Terezinha (SC).
Cada viveiro terá capacidade para produzir 25.000 mudas/ano de diversas espécies nativas da Mata Atlântica, como a araucária, gabiroba, erva-mate, araçás, ipês, canelas, entre outras.
A construção desses viveiros faz parte das atividades do Projeto Araucária, que é desenvolvido pela Apremavi e patrocinado pela Petrobras. Para saber mais sobre o projeto, acesse aqui.
Cada viveiro conta com uma estufa com canteiros internos, sementeiras, canteiros externos, sistema de irrigação, além de galpão para armazenagem de materiais, enchimento das embalagens e repicagem das mudas.
As mudas produzidas serão utilizadas para o desenvolvimento das atividades previstas no projeto em 13 municípios de Santa Catarina, além de servir como apoio para a realização de atividades de educação ambiental.
Elcio Zavadniak, associado da Coopamater, comentou que acredita que o viveiro vai ser muito importante para o município e região: vai ser importante para a cooperativa, porque através do viveiro conseguiremos a implantação de mudas de erva mate, ervas medicinais e outras mudas nativas, destaca Elcio.
As orientações para a construção dos viveiros foram dadas pelo viveirista da Apremavi Luiz Esser, que contou com auxilio dos membros das organizações parceiras. Todos colocaram a mão na massa e auxiliaram na construção.
A manutenção dos viveiros e a produção das mudas será realizada pelo Grimpeiro e pela Coopamater e após o período de realização do Projeto Araucária Agosto de 2013 a Agosto de 2015 os viveiros serão doados as respectivas organizações, para que a comunidade possa continuar a fazer uso dos espaços.
A construção dos viveiro foi destaque na mídia. Confira a matéria veiculada na TV RIC MAIS, filiada da REDE Record: http://ricmais.com.br/sc/meio-dia-xanxere/videos/viveiro-florestal-inaugurado-em-sao-domingos-fornecera-gratuitamente-25-mil-mudas-nativas/
Fotos: Edilaine Dick e Marcos Alexandre Danieli
Sobre o Grimpeiro
O Grupo de Apoio à Gestão do Parque Estadual das Araucárias (Grimpeiro), com sede em São Domingos (SC) foi criado em 2011 com o objetivo de auxiliar na gestão do Parque Estadual (PE) das Araucárias.
O auxílio à gestão é feito através da realização de ações de educação ambiental, apoio à pesquisa científica e a integração da comunidade local com a unidade de conservação, entre outras ações.
A parceria da ONG com a Apremavi, através do Projeto Araucária, tem como obejtivo o apoio à mobilização dos moradores das comunidades vizinhas do PE das Araucárias e demais localidades de São Domingos, além de abrigar o viveiro de mudas nativas.
Sobre a Coopamater
A Cooperativa dos Produtores de Mate e Ervas Medicinais (Coopamater) com sede em Santa Terezinha (SC), conta com 28 cooperados. Foi criada em 2013 com a missão de apoiar o associativismo, o fortalecimento familiar com a participação de jovens e mulheres na decisão dos negócios, a agregação na geração da renda familiar e o estímulo às boas práticas na cultura da erva-mate e plantas medicinais.
Através do projeto Araucária está sendo realizado o planejamento ambiental das propriedades rurais das famílias associadas à cooperativa e a doação de mudas para a recuperação de áreas degradadas e implantação de sistemas agroflorestais.
Boa noite! Meu nome Márcia Venâncio, tenho 30 anos e sou de Teodoro Sampaio -SP onde moro fica o Parque Estadual Morro do diabo, tenho duas áreas de nascente na minha propriedade que justamente fica ah 5km do Parque, é gostaria de informar se poderia me ajudar à fazer o plantio dessas áreas de reflorestamento nas áreas de APP, tenho como participar? Com doações de mudas já seria uma grande ajuda, posso mandar caso tenha interesse uma cópia do CAR.
Muito Obrigada..
Olá, Marcia. Tudo bem?
Repassamos a sua mensagem para a Secretária Executiva da Apremavi, Grasiela Hoffmann. Ela irá entrar em contato com você por email para verificar a possibilidade ou não de incluirmos você no Projeto Clima Legal e assim realizar a restauração da área sugerida por você. Abraços, Equipe Apremavi.