Em janeiro e fevereiro de 2014, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) esteve em Ponte Serrada para realizar reuniões de divulgação e mobilização previstas no Projeto Araucária. O projeto Araucária é executado pela Apremavi e tem patrocínio da Petrobrás, por meio do Programa Petrobrás Ambiental e apoio do Governo Federal.

As reuniões aconteceram em parceria com a Secretaria da Agricultura e Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Santa Catarina (Epagri) do município. A Apremavi foi convidada a acompanhar as reuniões promovidas pela Epagri em todas as comunidades do interior, para apresentar o Projeto Araucária e inscrever os interessados.

A apresentação foi feita pelas técnicas da Apremavi Eloisa Donna e Marluci Pozzan, que falaram sobre os objetivos do projeto e a importância do envolvimento do agricultor familiar na conservação dos recursos naturais. Houve também espaço para esclarecer dúvidas, que em geral estavam relacionadas à legislação ambiental vigente.

Nesses dois meses foram mobilizadas 16 comunidades, com a participação de 100 agricultores familiares e moradores das localidades de Baia baixa, São Lourenço, Linha Fátima, Granja Berté, Rio do Mato, Assentamento 25 de Maio, Fazenda Derrubada, Ressaca Alta, Santa Terezinha, Liberato, Passo Cará, Baia Alta, Serra da Paca, Linha Caratuva, São Valentim e Linha Mayer. 23 famílias já aderiram ao projeto e serão atendidas nos próximos meses.

A mobilização terá continuidade no mês de março, quando também serão iniciados os trabalhos de planejamento de propriedades dos inscritos.

Segundo Genoir Bisatto, secretário municipal da agricultura, o trabalho da Apremavi nas comunidades visitadas foi muito importante: "é uma ajuda muito grande para o pessoal que quer fazer esse trabalho [de adequação ambiental]… A secretaria da agricultura e a Epagri acompanharam as reuniões e sentem que os produtores que já se inscreveram estão divulgando o projeto. O trabalho está sendo muito bem aceito”, complementou o secretário.

Para Leila Tirelli, engenheira agrônoma da Epagri, “A Epagri é parceira do Projeto Araucária porque converge o trabalho que a entidade vem desenvolvendo com dois projetos [em Ponte Serrada]: o Corredor Ecológico do Rio Chapecó e o trabalho que temos com a Cadeia Produtiva do Leite, mas com a parceria com a Apremavi a gente soma forças e abrange mais famílias. Acredito que quem se inscreveu é porque entendeu o projeto e já tinha intenção de preservar, acredita-se que vai dar um resultado bom”. 

Reunião na comunidade de Linha Fátima. Foto: Marluci Pozzan.

Pin It on Pinterest