Projeto Araucária participa de Simpósio sobre Restauração

30 nov, 2015 | Notícias

No período de 09 a 13 de novembro, Marluci Pozzan, técnica do Projeto Araucária participou do VI Simpósio de Restauração Ecológica, organizado pelo Instituto de Botânica, em São Paulo (SP). O objetivo do encontro foi promover uma discussão sobre as tendências das políticas públicas que devem ser adotadas sempre com base na pesquisa científica e nos processos socioambientais, tendo como referencial o cumprimento da legislação ambiental e de metas estabelecidas.

A programação abordou assuntos como legislação ambiental para restauração, restauração de mananciais e valoração de ecossistemas e serviços ambientais. O evento reuniu pesquisadores, técnicos, viveiristas, alunos e profissionais envolvidos com restauração ecológica.

Além de palestras, o evento abriu espaço para apresentação de painéis, onde a técnica Marluci Pozzan apresentou painel sobre “Influência do Projeto Araucária na percepção ambiental de agricultores de Passos Maia e Ponte Serrada, SC”.

O painel abordou a atuação do Projeto Araucária nos municípios que abrangem o Parque Nacional das Araucárias (Passos Maia e Ponte Serrada/SC), especificamente sobre a percepção ambiental dos agricultores atendidos em relação ao cumprimento da legislação ambiental nas propriedades. A metodologia de trabalho foi a aplicação de um questionário, onde foram coletadas informações sobre idade e escolaridade, além de duas perguntas: “O Projeto Araucária ajudou para aumentar o conhecimento sobre legislação ambiental? Por quê?” E “É possível recuperar e conservar as florestas sem prejudicar a produção agrícola da propriedade?”.

Os resultados mostraram que os atendidos do projeto são basicamente adultos e idosos e tem baixa escolaridade, mas com a complementação de informações e auxílio dos técnicos se mantêm atualizados sobre a legislação ambiental. Além de perceberem que é possível adequar ambientalmente a propriedade sem prejudicar a produção agrícola. O trabalho apresentado está disponível nos Anais do VI Simpósio de Restauração Ecológica.

O evento foi um espaço importante para trocar experiências e divulgar o trabalho do Projeto Araucária, que é executado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), e conta com o patrocínio da Petrobras, Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Pin It on Pinterest