Projeto Matas Sociais promoveu oficina de Educação Ambiental em Imbaú

13 jul, 2016 | Educação Ambiental e Informação, Notícias

Como parte das ações voltadas à Educação Ambiental do Projeto Matas Sociais – Planejamento de Propriedades Sustentáveis, no dia 30 de junho de 2016, mês do meio ambiente, foi realizada uma oficina sobre compostagem e proteção e recuperação de nascente. A atividade envolveu estudantes do 3º ao 5º ano da Escola Municipal Otávio Mendes Batista, do município de Imbaú e foi realizada na propriedade de Luciane Moraes, atendida pelo projeto e diretora da escola. A oficina foi ministrada pela Apremavi, com apoio da Klabin, Prefeitura de Imbaú e escola envolvida.

Os estudantes participaram de uma apresentação de introdução ao tema abordado, realizada na Secretaria de Educação de Imbaú. De lá, todos seguiram para a propriedade, onde acompanharam e ajudaram a fazer a composteira, demonstrando na prática como é fácil dar um destino adequado aos resíduos orgânicos gerados em meio rural ou urbano. O grupo também participou de um plantio de diferentes mudas nativas da Mata Atlântica para recuperação de uma nascente.

Momento do plantio para proteção de nascente. Foto: Marcos Alexandre Danieli.

A experiência dos estudantes foi sistematizada em desenhos durante as atividades em sala de aula.

Segundo a diretora Luciane Moraes, a atividade realizada enriqueceu o conhecimento teórico e prático dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente onde eles vivem. “Em nome da Escola Otávio Mendes, professores e alunos, agradecemos a oportunidade de fazer parte deste projeto”, conclui.

Na oportunidade, também foi realizada a proteção de uma nascente da propriedade, adotando o modelo Caxambú, uma alternativa de baixo custo, simples construção e que contribui para a manutenção das fontes de água no meio rural necessárias aos usos produtivos.

A experiência da composteira também será levada para a escola envolvida logo após o termino das reformas. Outras oficinas serão realizadas ao longo do projeto, com diferentes temáticas: horta escolar, alimentação saudável e saída técnica às propriedades atendidas pelo projeto e que destinam alimentos à escola.

Aprendendo a fazer uma composteira. Foto: Arquivo Apremavi.

O projeto

O projeto é uma iniciativa da parceria entre a Klabin, Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), The Nature Conservancy (TNC) e Sebrae e com apoio das Prefeituras Municipais de Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba, no Paraná.

O objetivo principal é o fortalecimento econômico, ambiental e social de pequenas e médias propriedades rurais dos municípios envolvidos. O programa auxilia o produtor na adequação ambiental, legal e paisagística da propriedade, no planejamento e diversificação da produção, fortalecendo iniciativas de associação e cooperativismo, e facilitando o acesso às novas oportunidades de mercado e de desenvolvimento regional.

Pin It on Pinterest