Projeto Planejando Propriedades Sustentáveis inaugura Espaço do Produtor

9 fev, 2016 | Notícias

No dia 28 de janeiro de 2016 foi inaugurado o Espaço do Produtor no município de Imbaú, como parte das ações do projeto “Planejando Propriedades Sustentáveis”, uma iniciativa da parceria entre a Klabin, Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), The Nature Conservancy (TNC), Sebrae e apoio das Prefeitura Municipais de Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba, no Paraná. Este projeto integra o Plano de Ação Socioambiental do Projeto Puma, empreendimento da Klabin que contempla a nova fábrica em Ortigueira.

O objetivo principal do projeto é o fortalecimento econômico, ambiental e social de pequenas e médias propriedades rurais de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba. O programa auxilia o produtor na adequação ambiental, legal e paisagística da propriedade, no planejamento e diversificação da produção, fortalecendo iniciativas de associação e cooperativismo, e facilitando o acesso às novas oportunidades de mercado e de desenvolvimento regional. Assim, o Espaço do Produtor inaugurado representa um importante local para receber e orientar os pequenos e médios produtores da região.

Apresentação da equipe aos produtores. Foto: Weliton de Oliveira Machado

Uilson Paiva, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Klabin, comenta que as demandas locais dos pequenos e médios produtores rurais motivaram a realização do projeto Planejamento de Propriedades Sustentáveis. “Junto com todos os parceiros, o projeto tem um olhar especial sobre a propriedade”, frisa Paiva, que indica a oportunidade que o projeto trouxe para a adequação ambiental das propriedades envolvidas, auxílio à diversificação, assistência técnica, análise de mercado e escoamento da produção. “Esse é o grande mérito do projeto, pois ele amarra tudo isso e faz um trabalho completo”, conclui.

Sabrina de Freitas Bicca, coordenadora do projeto, falou sobre os objetivos, metas, público envolvido e as ações realizadas e previstas. Sobre o Espaço do Produtor, sediado na Secretaria de Agricultura de Imbaú (PR), ressaltou a importância deste local para a troca de experiência entre os parceiros e para a geração de conhecimento, em um legado que será fundamental para a continuidade dos trabalhos na região. “O projeto vem para dentro de uma prefeitura justamente porque nós queremos deixar um legado por onde passarmos, porque a ideia é seguir adiante, em outras comunidades e quem sabe em outros municípios”, destaca.

“Para a Apremavi, é uma satisfação muito grande participar da inauguração do Espaço do Produtor”, disse Edegold Schaffer, presidente desta instituição. Ele mencionou que o projeto vem de encontro aos produtores rurais para fazer a adequação e planejamento ambiental e paisagístico da propriedade, além da parte social e econômica. Edegold falou também sobre o histórico do Programa Matas Legais, desenvolvido no Paraná e Santa Catarina há mais de 10 anos, fruto da parceria da Apremavi com a Klabin. “Certamente o Projeto Planejamento Propriedades Sustentáveis, assim como o Programa Matas Legais, também será uma referência para outras instituições e também para o Brasil”, concluiu.

Ao final do evento, foi servido um café colonial, produzido pelo Grupo de Mulheres do Assentamento Guanabara, que também participa do projeto. Foto: Arquivo Apremavi

Para Paulo Santana, da TNC, “não se chega ao passo da comercialização sem um planejamento prévio”. Para isso, está sendo construído o Portal Ambiental Municipal online, para gerenciamento das propriedades rurais, como base para o planejamento das propriedades e apoio à produção. Ele complementa que a ferramenta terá imagens de alta resolução e também será importante para a adequação das propriedades, como por exemplo, para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), demanda do novo código florestal. “Será uma ferramenta essencial para o uso do projeto e da prefeitura, pois ficará como herança para o município”, concluiu.

Rosana de Oliveira Silva, gestora de projetos do Sebrae, destaca o papel desta instituição na orientação, assistência técnica, busca de mercado e capacitação, buscando o empreendedorismo das propriedades envolvidas no projeto. “A gente acredita que só através de inciativas como esta e da união de entidades como estas é que a gente consegue promover o desenvolvimento local e fomentar o empreendedorismo”, ressaltou.

Pin It on Pinterest