Diálogo do Uso do Solo

O Diálogo Florestal é uma iniciativa inédita e independente que facilita a interação entre representantes de empresas do setor de base florestal e organizações ambientalistas e movimentos sociais com o objetivo de construir visão e agendas comuns entre esses setores.

Visa promover ações efetivas associadas à produção florestal, ampliar a escala dos esforços de conservação e restauração do meio ambiente, gerando benefícios para os participantes do Diálogo e para a sociedade em geral.

O Diálogo Florestal Brasileiro em parceria com o Diálogo Florestal Internacional (TFD – The Forests Dialogue), com a Apremavi e com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) lançaram o Diálogo do Uso do Solo, conhecido em inglês pela sigla LUD (Land Use Dialogue), a ser desenvolvido no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

O projeto pretende discutir cenários sustentáveis no longo prazo para a Mata Atlântica, levando em conta a paisagem e as diferentes formas de uso do solo. A proposta é reunir o conhecimento existente e envolver os diversos setores da sociedade para discutir cenários que permitam uma melhor governança e o desenvolvimento inclusivo em paisagens em risco de destruição, como é o caso da Mata Atlântica.

O projeto faz parte da iniciativa internacional do TFD, que pretende estimular diálogos sobre uso do solo e planejamento de paisagens sustentáveis, em diversos países.

O que o projeto
prevê:

Ações diretas de planejamento de paisagens sustentáveis na região do Alto Vale do Itajaí
Avaliação de oportunidades de restauração na região
Intercâmbio com o Diálogo Florestal
Aplicação do aprendizado em outras regiões do Brasil
“Para conservar a biodiversidade da região no longo prazo é necessário evitar o desmatamento e criar novos parques e reservas. É também fundamental restaurar as Reservas Legais e as Áreas de Preservação Permanente degradadas, para a formação de corredores ecológicos para a fauna e flora e manutenção dos serviços ambientais”.

Por que precisamos dialogar sobre uso do solo e planejamento de paisagens sustentáveis?

Planejar paisagens sustentáveis começa em casa, no terreno de cada um. Quando pensamos em paisagens sustentáveis e uso sustentável do solo temos que levar em conta tudo o que nos une. Todos precisamos de água limpa, ar puro, solo conservado. Todos gostamos de um ambiente agradável cheio de animais silvestres e pássaros cantando. Todos sofremos com os efeitos das mudanças climáticas, da perda da biodiversidade, do mau uso da água.

Confira o vídeo e saiba como funciona esse projeto!

Acompanhe as notícias do projeto

LUD Alto Vale em estudo por estudante de Yale

LUD Alto Vale em estudo por estudante de Yale

Em julho, a Apremavi recebeu a visita de Thibault Vermeulen, estudante da Universidade de Yale que trabalha com o Diálogo Florestal Internacional (The Forests Dialogue - TFD) e esta no Brasil, entre junho e agosto, para fazer um estágio. O foco do trabalho será o...

FF PR e SC lança Relatório Anual de Atividades 2021

FF PR e SC lança Relatório Anual de Atividades 2021

Na última semana, a Secretaria Executiva do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina lançou o Relatório Anual de Atividades de 2021. O documento apresenta uma síntese das atividades realizadas no período, como forma de reunir e organizar as ações e esforços dos...

Diálogo do Uso do Solo realiza primeira reunião em Gana

Diálogo do Uso do Solo realiza primeira reunião em Gana

Em Gana, a primeira reunião ocorreu de 03 a 07 de dezembro de 2018, na cidade de Asankragwa, onde fica o território de interesse do diálogo: Wassa Amenfi. A iniciativa é apoiada pelo Projeto PLUS da IUCN, que pretende melhorar a governança da paisagem dos ecossistemas florestais, influenciando, por sua vez, a tomada de decisões na paisagem e no nível nacional.

Pin It on Pinterest