Diálogo do Uso do Solo

O Diálogo Florestal é uma iniciativa inédita e independente que facilita a interação entre representantes de empresas do setor de base florestal e organizações ambientalistas e movimentos sociais com o objetivo de construir visão e agendas comuns entre esses setores.

Visa promover ações efetivas associadas à produção florestal, ampliar a escala dos esforços de conservação e restauração do meio ambiente, gerando benefícios para os participantes do Diálogo e para a sociedade em geral.

O Diálogo Florestal Brasileiro em parceria com o Diálogo Florestal Internacional (TFD – The Forests Dialogue), com a Apremavi e com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) lançaram o Diálogo do Uso do Solo, conhecido em inglês pela sigla LUD (Land Use Dialogue), a ser desenvolvido no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

O projeto pretende discutir cenários sustentáveis no longo prazo para a Mata Atlântica, levando em conta a paisagem e as diferentes formas de uso do solo. A proposta é reunir o conhecimento existente e envolver os diversos setores da sociedade para discutir cenários que permitam uma melhor governança e o desenvolvimento inclusivo em paisagens em risco de destruição, como é o caso da Mata Atlântica.

O projeto faz parte da iniciativa internacional do TFD, que pretende estimular diálogos sobre uso do solo e planejamento de paisagens sustentáveis, em diversos países.

O que o projeto
prevê:

Ações diretas de planejamento de paisagens sustentáveis na região do Alto Vale do Itajaí
Avaliação de oportunidades de restauração na região
Intercâmbio com o Diálogo Florestal
Aplicação do aprendizado em outras regiões do Brasil
“Para conservar a biodiversidade da região no longo prazo é necessário evitar o desmatamento e criar novos parques e reservas. É também fundamental restaurar as Reservas Legais e as Áreas de Preservação Permanente degradadas, para a formação de corredores ecológicos para a fauna e flora e manutenção dos serviços ambientais”.

Por que precisamos dialogar sobre uso do solo e planejamento de paisagens sustentáveis?

Planejar paisagens sustentáveis começa em casa, no terreno de cada um. Quando pensamos em paisagens sustentáveis e uso sustentável do solo temos que levar em conta tudo o que nos une. Todos precisamos de água limpa, ar puro, solo conservado. Todos gostamos de um ambiente agradável cheio de animais silvestres e pássaros cantando. Todos sofremos com os efeitos das mudanças climáticas, da perda da biodiversidade, do mau uso da água.

Confira o vídeo e saiba como funciona esse projeto!

Acompanhe as notícias do projeto

Diálogo do Uso do Solo realiza primeira reunião em Gana

Diálogo do Uso do Solo realiza primeira reunião em Gana

Em Gana, a primeira reunião ocorreu de 03 a 07 de dezembro de 2018, na cidade de Asankragwa, onde fica o território de interesse do diálogo: Wassa Amenfi. A iniciativa é apoiada pelo Projeto PLUS da IUCN, que pretende melhorar a governança da paisagem dos ecossistemas florestais, influenciando, por sua vez, a tomada de decisões na paisagem e no nível nacional.

Pin It on Pinterest