Conheça novas possibilidades e perspectivas para propriedades rurais, alinhando atividades econômicas, planejamento da paisagem e cumprimento da legislação ambiental no novo texto da série “Código Florestal na Prática”.


A Apremavi aplica com recorrência dois conceitos em suas atividades: “Propriedade Legal” e “Planejamento de Propriedades e Paisagens”. O primeiro transmite um olhar às múltiplas questões de uma propriedade rural, a partir das responsabilidades com a legislação ambiental, particularidades do território e demandas para o desenvolvimento econômico. O segundo conceito, interdependente ao primeiro, defende uma ampliação da visão no planejamento das ações, uma vez que as contribuições da natureza e os distúrbios do território não observam fronteiras de propriedades. 

A noção de conexão e interdependência no território transforma os paradigmas em uma comunidade. O que cada proprietário faz em seu imóvel pode impactar vizinhos e toda a região, afetando o cotidiano e as outras espécies de vida, para além da dimensão humana. O ar, as águas, os animais e as sementes ultrapassam os limites estabelecidos pelo homem sem pedir licença.

O Novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) e a Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/2006) procuram conciliar a conservação dos recursos naturais com a produção, buscando orientar o desenvolvimento social e econômico com sustentabilidade ambiental. Estudos apontam que produtores rurais que preservam o meio ambiente, inovam com métodos de produção sustentáveis e diversificação das suas propriedades têm obtido melhores resultados econômicos e reconhecimento público. Isso também influencia algumas políticas públicas, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). 

Entre os itens a serem considerados no planejamento de uma propriedade estão ações como a conservação dos remanescentes de floresta que existem; a restauração ecológica de Áreas de Preservação Permanente (APPs) degradadas e de Reserva Legal, o enriquecimento de florestas secundárias, a implantação de reflorestamentos com espécies nativas de valor econômico e espécies exóticas, de sistemas agroflorestais, de agricultura agroecológica e a implantação de microcorredores ecológicos. Cada item guarda múltiplas possibilidades para que a propriedade se torne Legal.

infografico cartilha ppp codigo florestal na pratica

Os profissionais técnicos dos projetos de restauração da Apremavi têm esses termos no cotidiano, nas conversas com proprietários rurais durante visitas de orientação e acompanhamento. Ainda mais eficientes que a teoria, há bons exemplos da aplicação. 

 

 

#Na Prática: toda propriedade pode ser tornar Legal

Uma área de 12 hectares pode ser utilizada como exemplo do que é possível fazer numa pequena propriedade rural para, concomitantemente, manter o equilíbrio ambiental, realizar a adequação à legislação ambiental e evoluir nas estratégias para o desenvolvimento econômico. Localizada na comunidade de Alto Dona Luiza, em Atalanta (SC), a Propriedade Legal que a Apremavi utiliza como modelo ilustra os resultados que o planejamento da propriedade e da paisagem pode gerar.

Confira as atividades implantadas na área a partir do planejamento:

É interessante observar a lista e perceber a relação de continuidade entre os itens: a prática da apicultura, por exemplo, é uma atividade com potencial econômico, através da coleta e venda do mel; ao mesmo passo que a polinização é essencial para o desenvolvimento dos cultivos agrícolas e também das áreas em restauração ecológica.

Essa ligação dinâmica, conectada também ao entorno da propriedade, é o ponto de partida do planejamento de uma Propriedade Legal. Esta é a visão que a Apremavi defende, aplica e apresenta como parte da solução na Década da Restauração de Ecossistemas. 

> Leia mais sobre o planejamento de Propriedades e Paisagens

Implantando o Código Florestal

É um projeto que tem como objetivo geral reverter e reduzir a perda de florestas no Brasil. É executado por um consórcio de organizações que integram o Observatório do Código Florestal, sob a coordenação dos Amigos da Terra Amazônia. A Apremavi é uma das organizações que compõem o consórcio, e está atuando para através da produção de conhecimentos, realização de articulação com governos locais e com agentes públicos para a implementação plena do Código Florestal. 

> Conheça  o projeto Implantando o Código Florestal

Autor: Vitor Lauro Zanelatto | Revisão: Carolina Schäffer
Foto de capa:  ©️Carolina Schäffer

Pin It on Pinterest