A consulta pública realizada no dia 06 de setembro de 2011, em Vitor Meireles (SC), teve como objetivo a apresentação das propostas de criação de duas Unidades de Conservação (UCs) Municipais, sendo elas o Monumento Natural Municipal Cachoeira do Forno e o Parque Natural Municipal das Cachoeiras.
A chuva que caia constantemente durante a noite do evento, não impediu que lideranças municipais, vereadores, proprietários de áreas abrangidas pelas propostas e demais interessados, estivessem presentes para obter informações, opinar, tirar dúvidas e entender os direitos e deveres advindos do processo de criação das UCs.
A consulta pública foi conduzida pelo prefeito municipal Ivanor Boing, que falou sobre o contexto e motivação para criação das UCs, e pela coordenadora de projetos da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) Edilaine Dick, que apresentou com detalhes a metodologia utilizada para realização dos estudos e as características de cada UC proposta para criação, bem como os aspcetos jurídico com base no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei 9.985/00) referente a cada categoria proposta.
Os estudos para criação das duas UCs em questão foram realizados por técnicos da Prefeitura Municipal de Vitor Meireles e da Apremavi, com apoio financeiro do Fundo Brasileiro para Biodiversidade, através da chamada número 03/2010, do projeto Mata Atlântica II AFCoF II.
Os estudos foram conduzidos de maneira participativa, sendo que os moradores foram ouvidos através de visitas de reconhecimento de campo, de entrevistas para composição do diagnóstico socioeconômico, de reuniões realizadas durante o processo e de visita realizada por alguns proprietários ao Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, em Atalanta (SC), para conhecer de perto o funcionamento de uma UC Municipal.
Ivanor Boing ressaltou a importância de debater com a população e entidades da sociedade civil a criação das duas Unidades de Conservação em questão, que são áreas fundamentais para a proteção e conservação da flora e fauna do município de Vitor Meireles que há muito tempo é destaque em termos de belezas naturais e cênicas.
Durante a consulta pública os moradores colocaram os seus anseios e expectativas em relação à criação das UCs, sendo que as dúvidas foram prontamente respondidas. Destaque especial para os depoimentos de Luiz Carlos Backes e Faustino Cardoso, moradores da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Serra da Abelha, que falaram dos benefícios de se morar no interior ou nas proximidades de uma UC.
Emerson Antonio Oliveira da Fundação O Boticário de Preservação à Natureza e Leocarlos Sieves da Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena) validaram a importância da criação dessas UCs, dentro do contexto municipal e regional.
As propostas de criação das UCs estarão disponíveis no site da Prefeitura Municipal pelo período de 20 dias e as considerações e sugestões devem ser fundamentadas e enviadas por escrito para: edilaine@apremavi.org.br e gabinete@vitormeireles.sc.gov.br.