Aconteceu nos últimos dias 21 e 22 de maio de 2014 a reunião de retomada de atividades da Rede Gestora (REGE) do Corredor das Araucárias. O evento aconteceu em Curitiba e teve como objetivo o resgate dos encontros e o planejamento de estratégias da REGE que possam contribuir na conservação da Floresta com Araucária.

A retomada é subsidiada pelo Projeto Araucária, o qual é executado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI) e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e apoio do Governo Federal.

Os dois dias de reunião contaram com a presença de representantes de onze instituições com ações na Floresta com Araucárias nos Estados de Santa Catarina e Paraná, entre elas universidades, organizações da sociedade civil e governamentais.

No primeiro dia do evento os participantes assistiram palestras sobre “O histórico do projeto Corredor das Araucárias e a REGE Corredor das Araucárias” com Dailey Fischer e Marlon Prestes (Mater Natura e SPVS); “O Projeto Araucária” com Marcos Alexandre Danieli (Apremavi) e a Apresentação do Edital de Conservação na Floresta com Araucárias e Campos Sulinos com Robson Capretz (Fundação Grupo Boticário), que será lançado em julho.

Dailey apresentando a história da Rede para os presentes. Foto: Marcos Alexandre Danieli.

No segundo dia de reunião, houve a avaliação e complementação das estratégias de continuidade do Corredor das Araucárias, da REGE e dos Minicorredores que compõe o corredor, os quais são: Rios São João e Rio dos Patos, Campos Gerais e Santa Catarina.

Estes minicorredores foram desenhados para delimitar áreas e ações prioritárias a serem desenvolvidas pelas entidades envolvidas na REGE e parceiros. O de Santa Catarina, por exemplo, abrange Unidades de Conservação muito próximas, como o Parque Estadual das Araucárias, Estação Ecológica Mata Preta e Parque Nacional das Araucárias, que se complementam em seus objetivos de conservação.


Mapa do Corredor das Araucárias. Fonte: LabSig/ SPVS.

O Corredor das Araucárias envolve 139 municípios nos Estados de Santa Catarina e Paraná. Dentre os municípios de Santa Catarina, estão: Ponte Serrada, Passos Maia, São Domingos, Galvão e Abelardo Luz, os quais estão envolvidos no Projeto Araucária.

Para Marcos Alexandre Danieli, a retomada dos encontros foi um dos principais resultados alcançados. “São diversas instituições com atuação num mesmo território, que encontram nestas reuniões um espaço para trocar experiências e definir agendas em comum". Além disso, outro resultado importante foi a decisão da REGE em buscar a institucionalização do Corredor. “O reconhecimento doCorredor das Araucárias pelo Poder Público é importante e dará maior respaldo às ações que estão sendo realizadas. Enquanto isso não ocorre, já estamos considerando o planejamento realizado como uma ferramenta estratégica para ações de conservação na Floresta com Araucárias”, conclui Danieli.

A próxima reunião da Rede Gestora será realizada no mês de agosto no Centro Ambiental Jardim das Florestas, sede da Apremavi em Atalanta (SC). Para mais informações, entre em contato com Dailey Ficher pelo e-mail corredor.araucarias@gmail.com.  

Sobre a REGE Corredor das Araucárias 

A Rede Gestora (REGE) Corredor das Araucárias existe desde 2011 e sua principal função e objetivo é a articulação intra e interinstitucional de ações para a conservação da biodiversidade e o uso adequado dos recursos que ela disponibiliza, dentro dos limites do Corredor das Araucárias.

A REGE foi criada no âmbito do “Projeto Corredor das Araucárias”, executado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) em parceria com 11 instituições, diversos apoiadores e financiamento do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Subprograma Projetos Demostrativos – PDA Mata Atlântica.

Pin It on Pinterest