Restaura Alto Vale divulga relatório de atividades
Em 27 meses de execução o projeto Restaura Alto Vale, já mapeou 200 hectares de áreas degradadas e restaurou 162 hectares de áreas de preservação permanente (APPs) localizadas em 32 municípios das regiões do Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte de Santa Catarina. Envolveu nesse processo 490 agricultores familiares.
Desde o início de sua execução, o projeto contribui para a adequação ambiental de propriedades rurais, uma vez que todas as propriedades atendidas possuem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e, as áreas a serem restauradas pelo projeto, estão de acordo com os passivos identificados no CAR podendo inclusive, a critério do proprietário, serem ampliadas.
Visita técnica da equipe do projeto para avaliação da área a ser restaurada. Foto: Arquivo Apremavi.
O Restaura Alto Vale conta com uma ampla rede de parceiros como associações, cooperativas, sindicatos, prefeituras, empresas, universidades, institutos e agentes de saúde. Todos esses parceiros atuam como interlocutores do projeto junto ao público prioritário.
A geração de conhecimento sobre restauração também faz parte do leque de atividades do projeto, que tem no seu escopo subprodutos como estudos sobre a composição florística das APPs do Alto Vale do Itajaí, o acompanhamento da relação entre restauração e qualidade de água de nascentes, e, a elaboração de um guia de monitoramento para restauração de áreas degradadas.
Confira os resultados em números até o momento:
- 490 famílias atendidas
- 200 hectares mapeados
- 162 hectares de APPs em processo de restauração
- 4,28 hectares restaurados na RPPN Serra do Lucindo
- 296 nascentes restaurada
- Modernização do Viveiro de Mudas Jardim das Florestas
- 166.910 mudas entregues
- 24 nascentes com o monitoramento da qualidade da água
- Levantamento florístico das APPs da região do Alto Vale do Itajaí
- 425 estudantes envolvidos em atividades de educação ambiental
- 4 eventos de capacitação, intercâmbios e dias de campo com a participação total de 70 pessoas
- Planejamento, monitoramento e transparência pelo Portal Ambiental da Apremavi
- 12 empregos diretos gerados
Todos esses resultados estão detalhados no relatório resumo do projeto, que pode ser acessado aqui.
O projeto continua em andamento. Para participar basta entrar em contato pelo telefone (47) 3535-0119, whatsapp (47) 98855-7323 (somente mensagens), ou realizar o seu cadastro aqui.
Equipe do Restaura Alto Vale durante visita técnica para entrevista com agricultores sobre a participação no projeto. Foto: Arquivo Apremavi.
O Restaura Alto Vale
O projeto Restaura Alto Vale é executado pela Apremavi e tem como objetivo restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica, contribuindo com a adequação de propriedades rurais e a conservação de mananciais hídricos e da biodiversidade no Alto Vale do Itajaí e no Planalto Norte de Santa Catarina.
Tem o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, tendo sido aprovado no edital BNDES Restauração Ecológica – Foco 01/2015.
Autora: Edilaine Dick.