A rotina da equipe do Matas Legais, programa da parceria da Apremavi e da Klabin, é corrida e bastante diversa, contempla atividades de educação ambiental, reuniões, palestras, seminários, adequações ambientais, além de realização de visitas a produtores rurais.

Foi em uma dessas visitas que encontramos Mariusa de Jesus Amaral, que mora em um pequeno sítio no assentamento São Luiz II, no município de Sapopema (PR).

Desde o início do programa no Paraná, a equipe do Matas Legais realiza trabalhos com agricultores daquele assentamento que tivessem interesse em recuperar áreas degradadas. Dona Mariusa foi uma das agricultoras que aderiu ao projeto, plantando mudas de árvores nativas em uma mina, nome local dado as nascentes. Foram 1.000 mudas nativas. Mariusa explica que ao optar pelo plantio de uma pequena área de eucaliptos em parceria com a Klabin, aproveitou a oportunidade para receber mudas nativas doadas pelo programa para recuperar uma nascente na propriedade.

Dona Mariusa conta que começou o plantio das mudas nativas com 200 árvores em uma pequena horta, foi aumentando e hoje conta com um belíssimo bosque: “hoje vejo a diferença, a água da mina aumentou, vejo pássaros se alimentarem dos frutinhos das árvores, é muito gratificante”.

Mas o que realmente chamou nossa atenção durante a visita foi ouvir o relato de Dona Mariusa, sobre como as árvores em crescimento mudaram sua vida: “pensei até em me mudar daqui, mas quando olho minhas arvorezinhas não consigo, isso é minha vida”, comenta a agricultora.

Com esse singelo relato Dona Mariusa mostra que pequenos gestos realmente fazem a diferença, a felicidade está em coisas simples, para ela, preservar, respeitar e recuperar a natureza faz uma enorme diferença.

O "antes e depois" da mina d’água, na propriedade da Dona Mariusa.

Aspecto da nascente, em outubro de 2013. Foto: Arquivo Apremavi.

Mesma área (atrás da casa), vista de cima, em fevereiro de 2015. Foto: Arquivo Apremavi

Pin It on Pinterest